quarta-feira, 25 de março de 2020

Deite os seus filhos lendo, não vendo televisão

 
                                                                                                                                                         encurtador.com.br/ceqO5

  Não há nada mais terapêutico e reconfortante do que conseguir que uma criança adormeça enquanto lemos um livro para ela, já que a experiência da escuta é fundamental também para o domínio de leitura. Além disso, através da nossa voz, levamos os nossos filhos a um universo de fantasia e de aventuras onde a mente encontra a calma e um convite para continuar sonhando, feliz, enquanto dorme.

    Francesco Tonucci é um notável pedagogo italiano que baseou todos os seus trabalhos no estudo do desenvolvimento cognitivo das crianças pequenas. Para ele, desligar a televisão e ler um livro a uma criança é fundamental! Tal gesto, simples e contínuo, pode estar e está na génese do leitor atento de amanhã. Além disso, esse momento de leitura implica que aproximemos as crianças de valores/atitudes/emoções que as irão tornar mais livres, mais curiosas e, certamente, dignas herdeiras do legado que os bons livros nos deixam. Lembre-se sempre: as crianças transformam-se em grandes leitores ao colo dos pais, por isso, não duvide em ser o melhor exemplo para elas! Deixe que o(a) vejam mergulhar num mar de letras para que elas nadem num mar de sonhos…

    É verdade que, às vezes, estamos tão cansados que é mais fácil juntar a família à frente da televisão… Mas pense que a infância dos seus filhos é muito breve, e que o melhor momento é  “sempre é agora”. Aproveite cada segundo e cada instante, faça deles os seus cúmplices frente a um livro, deixe que o sono os vença no seu colo, enquanto chegam juntos ao final da história…MAIS TARDE ELES IRÃO AGRADECER…E MUITO!!

Um livro aberto é uma mente que fala e um coração que ouve

     Um dos problemas que costumamos ter com as crianças no que se refere à leitura é que são muitas as que se aproximam dos livros por obrigação escolar e não por prazer. Isto não deveria ser assim: um bom leitor é aquele que se aproxima pela primeira vez desses oceanos de letras na sua infância…não por obrigação, mas por pura curiosidade e desafio. Por entusiasmo.

A leitura, tal como o amor, é o alimento ideal para cada um

     Algo tão simples como dar à criança a liberdade na hora de escolher a sua leitura é algo que traz sempre bons resultados, mas é ainda melhor quando somos nós, pais, a funcionar como exemplos. De facto, para Tonucci, não há melhor brinquedo do que um livro e não existe maior legado do que favorecer a capacidade de escuta das crianças. Por isso é tão importante que elas nos ouçam ler…

Os benefícios da leitura relaxada

     Graças a um trabalho conduzido pela “American Academy of Pediatrics”, foi feita uma descoberta importante: as crianças entre os 2 e 6 anos não deveriam estar expostas à televisão ou a dispositivos eletrónicos durante mais de uma hora por dia. Dos 7 aos 12 anos de idade, não devem exceder as 2 horas.
      Segundo este estudo, a visão prolongada da televisão ou do computador pode desenvolver um déficit de atenção nos mais pequenos. E tudo isto porque o córtex frontal, ainda imaturo nas crianças, fica sobreativado com as ondas eletromagnéticas. Assim sendo, deixar que os nossos filhos adormeçam a ver televisão não é precisamente a coisa mais terapêutica… Apesar de nós mesmos fazermos isso com frequência!
       Falamos de educação, pedagogia e antes de mais de saúde infantil. Por isso, antes de deixar que o sono os apanhe diante da TV ou do tablet, é preciso colocar em prática a boa arte da leitura  relaxada. Não importa que os nossos filhos ainda não tenham adquirido a competência da leitura e da escrita ou que estejam apenas no início das primeiras conquistas. Sentarmo-nos com eles na cama e começar a ler para eles irá trazer um benefício enorme para o seu desenvolvimento neuronal e emocional.
      A leitura relaxada aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, traz bem-estar à criança, propicía uma calma muito gratificante, bem apropriada aos instantes finais de um dia muitas vezes stressante. Além disso, a área do cérebro que mais é estimulada no processo de “escuta” é a área pré-frontal, indispensável para desenvolver e potencializar muitos processos cognitivos nas crianças: a atenção, a imaginação e os raciocínios mais complexos.
   
      Ler para as crianças uma história ou um pequeno livro com uma mensagem exemplar e conteúdos valorativos pode ainda potencializar a sua empatia, ajudando-a a desenvolver um maior respeito pelos seus semelhantes. Vale mesmo a pena!

A leitura relaxada, um vínculo de carinho entre pais, mães e filhos

     Leia para os seus filhos sem pensar que está a perder o seu tempo ou que tem muitas coisas para fazer além disso. Permita que o tempo se detenha e agarre-os, deixe que a emoção do livro os envolva e que a sua voz cative o coração deles…

     Concluindo, nenhum presente pode superar esses momentos de leitura partilhada nesses lugares inventados onde os sonhos, as aventuras e os mistérios alimentam a imaginação… enquanto a respiração se acalma lentamente, à medida que chega o sono…
       A leitura relaxada, na última hora do dia, é um modo maravilhoso de educar as mentes das nossas crianças pois permite que o seu cérebro amadureça em equilíbrio e harmonia.
    Os livros são, pois, um legado precioso que pais e filhos podem e devem partilhar, e nada, absolutamente nada deveria substituí-los, menos ainda a televisão ou as novas tecnologias.

https://amenteemaravilhosa.com.br/psicologia 
julho 2016
(Adaptação)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!