sexta-feira, 3 de julho de 2020

Dia Internacional Sem Sacos de Plástico



O Dia Internacional Sem Sacos de Plástico ocorre a 3 de julho.
O objetivo da data é chamar a atenção para a produção e para o consumo excessivo de sacos plásticos a nível mundial, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental.

Estima-se que um cidadão na Europa consome cerca de 500 sacos plástico por ano, que acabam no lixo ao fim de meia hora de utilização, ou então no meio-ambiente, criando-se vastas ilhas de lixo plástico nos oceanos (80% da poluição marinha). Como os animais confundem o plástico com alimentos, eles acabam por morrer pela ingestão de plástico.
Os sacos de plástico são constituídos por resinas tóxicas oriundas do petróleo e levam cerca de 500 anos a decompor-se. Apesar da gravidade da situação, apenas 2% da população recicla sacos plásticos.

O que fazer com os sacos plásticos?
O Dia Internacional Sem Sacos Plásticos apela à mudança de comportamento de todas as pessoas do mundo. Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o meio ambiente, levando sempre o mesmo saco plástico para as compras, reciclando os sacos plástico ou utilizando sacos de papel.








Detritos Plásticos no Oceano from CIIMAR on Vimeo.

Sem comentários:

Publicar um comentário