terça-feira, 14 de julho de 2020

História do dia: O espinafre e o tomate sabichão





Era uma vez um Espinafre que vivia numa horta junto com outros vegetais. Mas, vivia muito triste, porque como não tinha crescido muito e nem tinha uma cor verdejante, os donos da horta nunca o colhiam, preferindo os outros. Ele foi ficando só.
Um dia, ao ver o Espinafre tão desanimado, um pequeno Tomate meteu conversa com ele e perguntou-lhe:
- Porque estás sempre tão triste?
- Ninguém quer saber de mim! – afirmou o Espinafre.
- Ninguém? Como assim? – questionou o pequeno Tomate.
- Sempre que vem aqui alguém colher, nunca me levam! Acham que sou demasiado pequeno e que não tenho uma cor verdejante. – respondeu o Espinafre, soluçando.
- Mas tu não tens de ficar assim! Sabias que tens muitos benefícios para a saúde?
- Tenho? Mesmo sendo assim mirradito? – perguntou, admirado.
- Claro, o tamanho não importa! Tu és um vegetal: rico em fibras, vitaminas e minerais, ajudas no controle glicémico do corpo, na regularização do funcionamento intestinal, na prevenção da constipação e na prevenção da obesidade, cancro do intestino e doenças coronárias. O cálcio e fósforo que conténs ajudam a fortalecer os ossos e as articulações. Também és rico em magnésio que ajuda muito no alívio das dores musculares e evita as cãibras.  - declarou o pequeno Tomate muito confiante.
- A sério?! Eu tenho tudo isso?! Como sabes, sendo ainda tão jovem?! – interrogou, espantado.
- Aqui costuma haver visitas de estudo, sabias? Como sou muito curioso, fico sempre atento! Os professores dizem os nomes dos vegetais e das frutas e explicam aos alunos os seus benefícios. – Explicou, muito orgulhoso, o pequeno Tomate.
-  Que bom saber isso! Estou tão feliz! – disse o Espinafre, enquanto saltitava de contente.
 - Tal como tu, eu também sou benéfico para a saúde! – afirmou muito seguro de si.
- Ora conta lá! – ordenou, muito curioso, o Espinafre, enquanto se ajeitava para ouvir com atenção.
- Noutro dia, durante uma visita de estudo, uma professora disse aos seus alunos que o tomate é rico em vitamina C, nutriente essencial ao organismo, que também é um antioxidante, contém potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e a prevenir doenças cardiovasculares, possui vitamina K1, também conhecida por filoquinona, importante para a saúde dos ossos, contém vitaminas do complexo A, outro importante antioxidante, folato, uma das vitaminas do complexo B, importante para o bom desempenho da função celular, fornece boas quantidades de magnésio, que ao atuar nos músculos e ossos, permite ao metabolismo ser mais energético e eficiente, e potássio, importante para o equilíbrio de fluidos e do metabolismo. -  concluiu o jovem tomate sabichão.
- Tu sabes muita coisa! A partir agora, vou estar mais atento, quando houver uma visita de estudo! Também quero aprender! – afirmou o Espinafre radiante.
- Combinado! Seremos a partir hoje dois “alunos” bem atentos! – declarou o Tomate, piscando o olho ao novo amigo.

Moral da História: O saber não ocupa lugar! Quanto mais aprendes, mais sabes falar sobre determinado assunto!

Gonçalo Marques (3MAR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!