terça-feira, 21 de julho de 2020

Para refletir: Todos diferentes! Todos Iguais

Deixamos a reflexão da Íris feita após a visualização do vídeo que partilhamos:




Nós somos todos diferentes e ao mesmo tempo, somos todos iguais.

Podemos ter diferente cor de pele, religião, língua, ser de outra etnia, todos temos características próprias e personalidades diferentes. Mas na verdade somos todos iguais, somos todos seres humanos, nascemos com os mesmos direitos e todos temos direito a viver com dignidade. 
A igualdade, solidariedade, amizade e amor são temas muito abordados no nosso quotidiano, mas lamentamos, que nem toda a gente se dispõe a agir nesse sentido.
Cultivem esses valores universais como a amizade, amor ao próximo e respeito às diferenças.
Nunca devem julgar os colegas, nem ninguém, pela sua aparência, primeiro têm de os conhecer bem. 
Assim, acabam por perceber o que vos distingue, são apenas características físicas, ser mais alto ou mais baixo ou características de personalidade, ser mais calmo ou mais teimoso, são apenas pormenores.
Têm de saber aceitar as diferenças e respeitar colegas e professores da maneira como são.
Estão todos na escola com a mesma finalidade, aprender e de preferência aprender de uma forma divertida e descontraída, aliás como a professora Sónia faz e muito bem.
Mas não se podem esquecer, que também têm de aprender de uma forma responsável. Cada vez têm mais idade e devem comportar-se como tal.
Quando temos um amigo/a, alguém que gosta muito de nós e de quem nós também gostamos, fazemos tudo para nunca os desiludir, até porque nós também não queremos que nenhum amigo/a nos desiluda, certo!
Vocês estão numa das etapas mais importantes da vossa vida, aprender a escrever e a ler, aprender matemática e uma série de competências que vos irão ajudar para toda a vida.
Estão a descobrir e a aprender tudo isso com uma professora fantástica, que vos acompanha e tem um mundo de conhecimento e de experiências novas para vos transmitir.
Aproveitem ao máximo esta etapa, assim como, as vossas amizades, aprendam o que puderem aprender com os amigos, não se distraiam, o tempo que perdem com distracções, não estão a aprender, não estão a descobrir esse novo mundo de conhecimentos, que com toda a certeza, vocês vão adorar saber.
Quanto mais aprenderem e mais experiências tiverem, mais preparados estarão para os próximos anos de estudo e o vosso futuro, será cheio de conquistas, vitórias e muito sucesso.
Aprendam tudo o que puderem aprender, experimentem e façam tudo o que conseguirem e é assim que vão construindo os alicerces para enfrentar e ao mesmo tempo, Conquistar o Mundo!

                                                                                                                          Íris Correia (3MAR)

1 comentário:

  1. O que os outros achava que não tinha jeito colocar ele nas brincadeiras a menina mostrou que nada e impossível, ela não media esforço para colocar ele na brincadeiras. Brincaram de faz de conta , mostraram para as outras crianças que]características físicas mostrou para ele mundo de conhecimento e de experiências novas. Historia Linda parabéns!!

    ResponderEliminar

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!