As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Valadares desejam a todos um bom regresso às aulas.
Bem-vindo ao blogue das nossas bibliotecas! Neste espaço queremos partilhar leituras, atividades, novidades e, também mostrar sítios de aventuras e diabruras nos mares do conhecimento. Embarca connosco!
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
quarta-feira, 3 de junho de 2015
Assim se escreve na Escola E.B. 2,3 de Valadares...
Cansado de correr pela cidade, Marco desceu a escadaria em direção ao metropolitano, misturou-se por entre a multidão e esperou.
Naquele submundo sujo, suado e barulhento, tinha a oportunidade de passar despercebido. Ninguém reparava nele. Na cidade, todos estão demasiado ocupados, vivendo no seu pequeno mundo-bolha, longe do que os rodeia. E falavam alto, grosseiramente, sobre o barulho das carruagens, dos anúncios de chegada e partida, daqueles que, sentados num qualquer canto, pobremente vestidos, lhe pediam dinheiro.
E Marco pensava em tudo isto, com tristeza, embora a sua invisibilidade lhe desse jeito, até que um gigante vermelho e metálico parou diante de si e suspirou, abrindo as portas, convidando-o a entrar.
E mesmo a tempo, porque nesse preciso momento, o agente Nuno e uns quantos amigos seus aceleravam pela escadaria. Mas as portas fecharam-se diante de si; havia agora uma barreira entre Marco e os seus problemas.
O metro tossiu e iniciou a viagem. Para onde? Marco não sabia dizer. Só precisava de ir para longe, muito longe…
Apertou o casaco. Ninguém podia ver as manchas de sangue na sua camisola. Sangue que não era seu…
Sentou-se, levou as mãos à cabeça. Não sabia bem o que se passara, apenas que a culpa não era sua. Mas o seu tom de pele e passado acusavam-no injustamente.
Agora apenas havia que fugir.
Mafalda Moreira, 9.º C
quarta-feira, 25 de março de 2015
quarta-feira, 11 de março de 2015
Carnaval - Projeto aMAR ler
No âmbito do projeto aMAR ler, a Biblioteca lançou um
desafio às Escolas / Jardins de Infância do Agrupamento: trabalhar a temática
do Mar, realizando máscaras e/ou fatos de Carnaval. A todos os que participaram
os nossos parabéns pela qualidade dos trabalhos apresentados.
Aqui fica um exemplo de um dos muitos trabalhos
desenvolvidos...
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
Inauguração da Biblioteca da E.B.1/J.I. da Junqueira
Realizou-se na passada 6.ª
feira, dia 20 de fevereiro, a inauguração da nova biblioteca da Escola Básica
da Junqueira. Este momento, há muito aguardado, envolveu toda a comunidade
escolar.
Durante
a sessão de abertura contamos com as palavras do Diretor do Agrupamento, Dr.
Gil Augusto Jorge; do Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas
Escolares, Dr. Paulo Isidoro; e da Presidente da Associação de Pais, D.ª Elisabete Almeida, que
destacaram a importância da biblioteca na aprendizagem dos alunos.
A
escritora Palmira Martins, madrinha da nova biblioteca, partilhou com os presentes
uma conversa entre livros e, de seguida, todas as turmas leram mensagens sobre
a leitura. A comemoração terminou com um hino à leitura que envolveu todos os
presentes e a abertura oficial da Biblioteca.
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Projeto aMAR ler
No âmbito do projeto do PNL Ler+ Mar, a
Biblioteca candidatou-se com o projeto aMAR
ler, que foi aprovado.
No dia 17 de novembro, fez-se o lançamento do projeto aMAR ler, no Dia do Mar / Dia do Peixe. Os
alunos do agrupamento decoraram peixes, que foram posteriormente expostos nas
cantinas das suas escolas, com exceção da escola sede, onde foram expostos junto à sala de espera e na
biblioteca. Nas cantinas foi servido peixe. Na biblioteca, no dia 18 de
novembro, durante os intervalos da manhã, os professores foram convidados a
assistir a um momento musical/poético protagonizado por uma aluna do 7.º ano e
pelos professores Lino e José António, também puderam assistir a uma
apresentação feita pela professora Isabel Faria sobre a importância de comer
peixe.
domingo, 28 de setembro de 2014
Concurso de Marcadores de Livros
No âmbito da comemoração do Mês
Internacional das Bibliotecas Escolares (outubro), a Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas lançam um concurso para a realização de um marcador de livro. Pretende-se a participação da comunidade educativa nesta iniciativa com o objetivo de desenvolver e sensibilizar o gosto pela leitura e incentivar a capacidade criativa.
Consulta aqui o regulamento deste concurso.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






