sábado, 18 de janeiro de 2025

Dia Internacional do Riso

O Dia Internacional do Riso celebra-se (com alegria) a 18 de janeiro.

Este dia chama a atenção para a importância de rir. O riso é um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas. Entre os benefícios de rir encontramos:

- redução do stress;

- queima de calorias;

- melhoria da qualidade do sono;

- fortalecimento abdominal;

- melhoria da circulação sanguínea;

- melhoria da respiração;

- melhoria da digestão;

- fortalecimento do sistema imunológico;

- estímulo da criatividade;

- criação de laços com outras pessoas.

Por isso, neste dia deve rir o mais que puder; quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados; quer sozinho, em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado. Assim, partilhamos uma das histórias que muito nos divertem. Fonte

          

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Miguel Torga

 A 17 de janeiro de 1995, morre, em Coimbra, o escritor português Miguel Torga, nome literário do médico Adolfo Correia da Rocha. Entre os seus textos mais conhecidos estão Os Bichos.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Maratona de Cartas

A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo.

Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes sociais, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento.

A 23ª edição da Maratona de Cartas decorre em Portugal de 4 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. (Fonte) Na Escola Básica de Valadares, estão a decorrer  sessões de reflexão, em articulação com a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.




sábado, 11 de janeiro de 2025

Dia Internacional do Obrigado

O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. Neste dia, o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.

Mesmo parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere.

Há estudos que explicam os benefícios da gratidão para a saúde. A ideia é que, ao sentirem-se gratas, as pessoas tendem a pensar positivamente. A Dra. Fuschia Sirois, psicóloga, pesquisadora e professora da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, por exemplo, estuda os efeitos da gratidão em doentes crónicos. Ela acredita que a gratidão é um fator de resiliência muito importante.

Por isso, neste dia, diga obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um hábito a manter pelo ano inteiro.  Fonte



sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Sabias que...



A 10 de janeiro de 1929, surge, no suplemento infantil Le Petit Vingtième, a primeira prancha com as aventures de Tim-Tim, Tintim ou Tintin (no original em francês, Les aventures de Tintin), criada por Hergé.

As aventuras deste jovem repórter belga constituíram um êxito tão assinalável que, passados 17 anos, ganhou uma revista com o seu nome, Le Journal de Tintin.

Portugal foi o primeiro país não francófono a publicar as aventuras deste herói, na revista O Papagaio - um suplemento infantil da Rádio Renascença. Apareceu, de seguida, no Diabrete, no Cavaleiro Andante, no Foguetão e no Zorro, revistas de histórias aos/em quadradinhos, como na altura era designada a banda desenhada.

Em 1968, surge, em Portugal, a revista Tintim que continua a apresentar as aventuras do personagem que lhe deu nome.

O Primeiro álbum deste herói publicado em Portugal foi Tim-Tim na América do Norte.

Traduzido em praticamente todas as línguas do mundo, tem vindo a encantar sucessivas gerações.

A passagem desta personagem da banda desenhada para a 7.ª arte contribuiu significativamente para a sua popularidade até aos dias de hoje. Fonte