sexta-feira, 28 de março de 2025

Dia Nacional dos Centros Históricos

O Dia Nacional dos Centros Históricos comemora-se anualmente a 28 de março, na data do nascimento de Alexandre Herculano, seu patrono.

O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi formalmente criado em 28 de março de 1993, sendo rapidamente adotado pela maioria das autarquias portuguesas com centro histórico. 

Porto

"O Centro Histórico do Porto estará em festa durante três dias, com mais de meia centena de atividades pensadas para todos. Desta forma, o Município assinala o Dia Nacional dos Centros Históricos (DNCH), que se comemora, oficialmente, no dia 28 de março. Nesse dia e até domingo, dia 30, há visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro, dança e oficinas diversas para celebrar a riqueza, a história, a cultura e a tradição deste que é Património Mundial.

Museus, monumentos, igrejas e outras instituições vão abrir as portas à população e visitantes, com iniciativas promovidas por 27 entidades, sob a coordenação do Município e com a colaboração da Ágora. Classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, o Centro Histórico do Porto celebra, uma vez mais, a data com uma vasta oferta cultural e recreativa. A grande maioria das atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. O programa engloba iniciativas para todos os públicos, incluindo crianças e famílias.

Esta é, também, uma oportunidade para o público conhecer e visitar locais como a Casa do Infante, que, ao longo deste ano, comemora sete séculos de existência, ou o Museu do Centro Hospitalar do Porto, entre outros locais.

Destaque para o grande concerto de abertura, dia 28 de março, sexta-feira, às 19 horas, na Praça Parada Leitão (em frente ao Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto), com a atuação de Ricardo Ribeiro, acompanhado de José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na viola de fado, e Didi Pinto, no baixo.

Este será um concerto especial, uma vez que o artista vai prestar uma sentida homenagem a Carlos Paredes, mestre incontornável da guitarra portuguesa, por ocasião do centenário do seu nascimento. Um espetáculo de entrada livre, organizado pela empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto.

Visitas guiadas e workshops

No programa das visitas guiadas, destaque para "Miragaia e a Cerâmica: passado e presente", domingo, dia 30 de março, das 10 às 12 horas, numa organização do Museu da Alfândega do Porto e Museu e Bibliotecas do Porto. Esta atividade, gratuita, está sujeita a inscrição obrigatória até 27 de março para museu@amtc.pt.

Estão ainda programados mais percursos comentados, no último fim de semana de março, por exemplo, ao interior da Torre e Museu dos Clérigos, entre as 10 e as 11 horas, com repetição das 16 às 17 horas. Para esta atividade, que decorrerá no sábado e no domingo, é obrigatória inscrição prévia em www.torredosclerigos.pt.

Toda a festa faz-se com música e o Centro Histórico não é exceção. Estão previstos vários concertos que prometem ser a banda sonora de um fim de semana (incluindo sexta-feira) dedicado à cultura e história. No dia 29, entre as 16 e as 17 horas, o Coro do Centro Histórico do Porto sobe ao palco do Palácio das Artes, na Rua das Flores." Fonte

Programa


Gaia

Assim, entre os dias 13 de março e 30 de abril estará patente na Loja Interativa de Turismo uma exposição temática com reproduções do antes e do depois do Centro Histórico de Gaia e dos diferentes Monumentos da cidade, do artista Agostinho Santos. 

Paralelamente, nos dias 28 de março e 18 de abril realizar-se-ão visitas guiadas gratuitas ao Centro Histórico de Gaia, entre as 10h e as 12h. As visitas são de marcação prévia e obrigatória, através dos contactos turismo@cm-gaia.pt | (+351) 223 742 422 ou (+351) 223 742 937. Fonte

quinta-feira, 27 de março de 2025

Dia Mundial do Teatro

O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.

A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.

Em Portugal, Gil Vicente, autor de diversas obras teatrais, é um dos nomes mais conhecidos do teatro português. O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia são algumas das suas obras mais populares. Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem inúmeros registos de manifestações desta arte muito anteriores ao teatro vicentino. Partilhamos um jogo de fuga sobre o "Auto da Barca do Inferno"

sábado, 22 de março de 2025

Cuidados a ter quando os mais novos estão Online

Sugerimos alguns cuidados a ter quando os mais novos estão Online:

- Monitorizar regularmente o conteúdo a que as crianças e jovens acedem online, utilizando ferramentas de controlo parental, sempre que considerem necessário;

- Estabelecer regras claras sobre o uso da Internet e dos dispositivos eletrónicos, assegurando que essas regras são compreendidas e seguidas;

- Dialogar acerca dos vários conteúdos a que acedem online;

- Reforçar a importância de equilibrar o tempo dedicado a atividades online e offline, prevenindo comportamentos inadequados;

- Identificar sinais de stress ou alterações de comportamento e pedir ajuda especializada, se necessário;

- Denunciar conteúdos ilegais online, através do serviço de denúncia anónima da Linha Internet Segura., disponibilizado pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Esta ação reveste-se de particular importância, pois auxilia as autoridades responsáveis a tomarem as medidas adequadas, que podem passar por remover conteúdos e/ou investigar atividades ilícitas.






                                                



quinta-feira, 20 de março de 2025

quarta-feira, 19 de março de 2025

Dia do Pai

   Uma canção...

             

Uma história...


            

Mais uma canção....

   
           

terça-feira, 18 de março de 2025

Semana da Formação Finaceira


Livros que podes consultar nas nossas bibliotecas:



O dinheiro não cresce nas árvores e, se comprares tudo o que te apetece, depressa desaparece. Quando a Maria recebe cinco notas como prenda de aniversário, e não sabe bem o que fazer com elas, pede ajuda à sábia coruja, que rapidamente põe os amigos animais em ação. Os primos Maria e Afonso são convidados para mais um dos cursos do Zoo, onde vão conhecer um conjunto de regras importantes para gerirem o seu dinheiro. Junta-te a eles nesta divertida história, onde também podes aprender tudo aquilo que precisas para gerires... Fonte


Como está a saúde das suas finanças? «Está péssima», «não consigo poupar», «a inflação está terrível», «o preço da gasolina não para de subir». Se se identifica com estas respostas, não desespere: os maiores especialistas do país em finanças pessoais estão aqui para o ajudar. Se, pelo contrário, as suas finanças estão saudáveis mas gostava de ganhar mais dinheiro, poupar e investir, fique desse lado também.Depois de apoiarem milhares de famílias com os seus conselhos, os 180 especialistas que compõem a consultora Doutor... Fonte






 

sexta-feira, 14 de março de 2025

Dia Mundial do sono

O Dia Mundial do Sono observa-se, todos os anos, na sexta-feira anterior ao Equinócio da Primavera.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) que se comemora anualmente em cerca de 75 países do mundo e que chama a atenção para a importância do sono regular diário.

O objetivo desta data comemorativa é celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade. [...]

Não dormir o necessário afeta o raciocínio, a concentração e a memorização das pessoas, que ficam mais suscetíveis a cometer lapsos como esquecimentos ou distrações, ou a sofrer acidentes de viação. Irritabilidade e mudanças de humor bruscas são também observáveis em pessoas que dormem mal.

Neste dia recuperamos um recurso realizado sobre a temática.


Olívia, a ovelha ... de Biblioteca eb23 Valadares

domingo, 9 de março de 2025

O melhor livro para aprender a desenhar uma vaca



"Neste livro tens todas as instruções necessárias para aprender a desenhar uma vaca corretamente, passo a passo: as quatro patas, a cauda, a cabeça alongada, os dentes… Ops! Não entre em pânico. Este livro também dá todas as instruções para o caso de a tua vaca se parecer perigosamente com um crocodilo! E se o animal em questão saltar de repente para cima do artista para o devorar, há sempre tempo para pegar na borracha…

Este é um livro hilariante e divertido que mostra que aprender a desenhar uma vaca pode ser mais complicado do que parece, e até muito perigoso…" (Fonte).

Esta semana, laçamos o desafio a duas turmas do 1.º ciclo, para, num exercício de escuta ativa desenhassem a sua vaca...o  que resultou num momento com diferentes sentimentos: curiosidade, admiração, dúvida e muita diversão.


 

sábado, 8 de março de 2025

Mulheres inspiradoras: Cesina Bermudes


Cesina Borges Adães Bermudes nasceu em Lisboa a 20 Maio de 1908 e faleceu a 9 Dezembro 2001. Conhecida como Cesina Bermudes, esta cidadã de cultura polifacetada, com grande prestígio na sociedade portuguesa do século XX, foi uma médica, obstetra, investigadora e feminista.

Era filha do escritor teatral e ensaísta Félix Bermudes[1]. Frequentou o Liceu Camões, sendo a única rapariga numa turma de quinze rapazes. Licenciou-se em Medicina, em 1933. Fez o Internato Geral em 1933/34 e o internato de cirurgia em 1937/38. Contou em entrevistas que decidira ser médica aos onze anos quando um tio materno, de nome Lacerda e Melo lhe falou do que era ser médico de aldeia e fazer visitas a gente pobre e sem cobrar nada. A figura desse tio seria o “João Semana” imortalizada pelo escritor Júlio Dinis, no livro, depois filme e série televisiva “As Pupilas do Sr. Reitor”. Cesina Bermudes depois de ser assistente na cadeira de Anatomia e Clínica Geral especializou-se em Obstetrícia.

Prestou provas de doutoramento em 1947, tendo obtido a nota de dezanove valores, mas o regime de Salazar não lhe permitiu fazer uma carreira de docente em medicina e foi professora de Puericultura nas escolas industriais. Em 1954 partiu para Paris para estudar o que de mais avançado havia quanto a partos. Fonte


 

Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de março. Este dia tem sido assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar este dia a 8 de março mas, só a 16 de dezembro de 1977, é que viria a ser oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.

O Dia Internacional da Mulher pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.

O tema de 2025 é «Para todas as mulheres e meninas: direitos, igualdade, empoderamento».

Pretende dar continuidade a ações que  promovam a igualdade de direitos, poder e oportunidades para todos, em que ninguém seja deixado para trás. No centro desta visão está a capacitação da próxima geração - os jovens, em particular as jovens mulheres e as meninas adolescentes - como catalisadores de uma mudança duradoura. Fonte

Hoje sugerimos a história "Cinco Minutos de Paz", neste livro a" senhora Grande só quer cinco minutos de paz e sossego no seu quente, espumoso, e borbulhante banho de espuma. O livro que todas as mães devem oferecer a si mesmas." Fonte

Podes encontrá-lo na Biblioteca da Escola Básica de Vila Chã.

                   

terça-feira, 4 de março de 2025

É Carnaval

O Carnaval 2025 é comemorado no dia 4 de março. Também conhecido como Entrudo, é uma festa de origem pagã que se comemora sempre numa terça-feira.


         


        

sábado, 1 de março de 2025

Desenhar Camões em família

O desafio foi lançado à professora e aos alunos da turma 2JUN1 após a exploração do livro "Camões, Aventuras e Desventuras de um Poeta Épico". Alunos e família partilharam a sua visão do grande poeta! Parabéns pelos trabalhos realizados!

Powered by emaze