terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Dia Nacional da Pessoa com deficiência



O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é celebrado a 9 de dezembro.

Os objetivos do dia passam por sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e por promover a sua inclusão na sociedade.

Neste dia debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência e a criação de condições de inclusão destes cidadãos, que dão o seu testemunho e deixam sugestões de inclusão.
Partilhamos uma história para reflexão!

            

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Receita


Receita de bolachas simples e deliciosas, para fazer com os seus filhos.


Ingredientes:
100 gr de açúcar
100 gr de manteiga/margarina
250 gr de farinha
1 ovo (médio)
Cacau em pó, raspa de laranja ou limão (opcionais)

Preparação:
Misturar o açúcar com a manteiga ou margarina, o ovo e finalmente a farinha até obtermos uma massa que tem a consistência de plasticina.
Dividir a massa em várias partes,
Adicionar chocolate ou cacau, raspa de laranja ou limão à massa e polvilhar uma superfície com farinha e estender a massa,
Cortar a massar com moldes,
Levar as bolachas ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos,



 

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Sophia de Mello Breyner Andresen

Ler os livros de Sophia de Mello Breyner Andresen é como abrir uma porta secreta para mundos cheios de aventuras, mistério e poesia. As suas histórias falam de coragem, amizade e da importância de sonhar, transportando-nos para lugares onde o mar, os jardins e os seres mágicos ganham vida. Para quem gosta de imaginar e descobrir, cada página é uma viagem que desperta a curiosidade.
Nas nossas bibliotecas podes encontrar títulos como, “A Menina do Mar”, onde uma criança conhece uma amiga muito especial; “O Cavaleiro da Dinamarca”, que nos leva numa viagem inesquecível pela Europa medieval, e “A Fada Oriana”, que mostra como até as fadas podem aprender com os seus erros e crescer. Estes livros ajudam a pensar sobre valores como a amizade, a responsabilidade e a esperança, ao mesmo tempo que nos fazem sonhar acordados.