terça-feira, 17 de novembro de 2020

Autora da semana: Maria Alberta Menéres

                                                                          https://www.wook.pt/autor/maria-alberta-meneres/129

Maria Alberta Menéres, escritora, poetisa e jornalista portuguesa, faleceu em abril de 2019, aos 88 anos de idade. 

Nasceu no Norte do país, na freguesia de Mafamude, em Vila Nova de Gaia, a 25 de agosto de 1930, mas foi em Lisboa que passou grande parte da sua vida, onde acabou por falecer.Mudou-se para a capital e licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, na Universidade de Lisboa.

Foi professora de Língua Portuguesa e de História do Ensino Básico, Técnico, Preparatório e Secundário, entre 1965 e 1973.

Em 1974 trocou o ensino pela televisão, onde foi autora de vários programas televisivos para crianças, foi Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP, de 1974 a 1986 e colaboradora em vários jornais e revistas.

Foi Assessora do Provedor da Justiça, entre 1993 e 1998, sendo responsável pelas primeiras linhas de apoio a Crianças e Idosos em Portugal, e tradutora de inúmeras obras, tais como “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, e peças de teatro.

As obras de Maria Alberta Menéres

Aprendeu a ler sozinha com apenas 5 anos, tendo encontrado nas letras uma verdadeira paixão.

Maria Alberta Menéres contava que ao comparar as imagens pintadas nos cartões com que brincava, conseguiu perceber a relação que existia entre as mesmas e as letras. Com toda a confiança, decide reunir a família para lhes mostrar que já sabia ler. Olhava para os cartões e dizia as palavras, até que chegou a um cartão com uma luva e a mesma disse que era uma mão. Nesse momento, a família ri-se e a “futura” escritora apercebe-se que tinha sido apanhada. A partir daí, decide aprender efetivamente a ler sozinha.

O encanto pela escrita e pela poesia e o sonho de ser escritora aumentavam à medida que Maria Alberta Menéres crescia, iniciando a sua carreira enquanto poetisa em 1952, com “Intervalo”.

Manteve-se sempre perto das faixas etárias mais novas e, numa vertente sempre pedagógica, foi autora de dezenas de obras. De todos os títulos infantojuvenis, destacam-se “Ulisses”, “1001 Detetives”, uma coleção escrita em conjunto com Natércia Rocha e Carlos Correia, “Um Peixe no Ar”, “Dez Dedos Dez Segredos” e “Um Camaleão na Gaveta”.

Para o público mais adulto, escreveu e publicou 15 livros, que serão reeditados e organizados pela Porto Editora, com o título “Poesia Completa”.

Prémios e reconhecimentos

Maria Alberta Menéres recebeu inúmeros prémios ao longo da sua vida pelo marco que as suas obras tiveram na literatura portuguesa, destacando-se o Prémio Internacional Giacomo Leopardi, recebido em 1960, e o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças, em 1986.

Em 1990 foi nomeada Provedora da Justiça das Crianças e, em 2010, foi condecorada com o grau de Comendadora da Ordem de Mérito.

https://www.natgeo.pt/historia/2019/07/maria-alberta-meneres-vida-e-obra-da-autora-de-ulisses


Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!