quarta-feira, 27 de abril de 2022

Fernão Magalhães

A 27 de abril de 1521, morre, nas Filipinas, o navegador português Fernão de Magalhães, inicial da armada que, ao serviço de Espanha, realizaria, de 1519 a 1522, a primeira viagem de circum-navegação. Oriundo de uma família nobre, participou, ao serviço de Portugal, em diversas expedições militares nas Índias Orientais, antes de planear esta viagem que recebeu todo o apoio de Espanha para a sua execução. Após a morte de Fernão de Magalhães, a primeira viagem de circum-navegação prosseguiu sob o comando de Juan Sebastián Elcano. Fonte

Para conhecer a viagem de circum-navegação, explorem o Storymap que se segue.

sábado, 23 de abril de 2022

Dia Mundial do Livro

As turmas do 5.º M, 6.ºH, 6.ºI e 6.ºJ participaram no projeto interdisciplinar intitulado “Dodecaedro com histórias”, no âmbito das disciplinas de Português, Matemática, Educação Visual e TIC. Esta atividade consistiu na apresentação do livro, que leram nas aulas para o Projeto “10 minutos a ler”, num dodecaedro.

Na aula de Matemática e Educação Visual, os alunos desenharam e recortaram doze pentágonos dentro de um círculo; em Educação Visual desenharam a capa do livro, uma capa diferente, escreveram o seu nome em letra 3D e pintaram alguns pentágonos. Em Português, preencheram os outros nove pentágonos com a personagem principal, as personagens secundárias, o autor, outros livros do autor, um acróstico, uma carta, um final diferente para a história, o resumo e a parte que mais gostaram. Numa aula de TIC pesquisaram sobre a vida do autor.



 

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Dia Mundial da Terra

 ​​​​​​​​​​​


O Dia da Terra é comemorado anualmente a 22 de abril. Igualmente designado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, reconhece a importância do planeta e alerta todos os habitantes para a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo e é hoje celebrado em mais de 190 países, com a participação de cerca de mil milhões de pessoas que manifestam o seu compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra. 

A data comemorativa com o tema - Investir no planeta - alerta para o momento de mudar — o clima empresarial, o clima político e a forma como tomamos medidas no que respeita ao clima. Agora é o momento de preservar e proteger a nossa saúde, as nossas famílias, os nossos meios de subsistência, procurando investir na defesa do planeta. Porque um futuro verde é um futuro próspero.

O dia é, assim, dedicado a alertar para a necessidade de promover um desenvolvimento sustentável enquanto fator fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.​

As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes. Fonte

​​

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Apontamentos da História: Carta da Guerra

 Olá família e amigos,

Aqui a guerra está a decorrer muito mal. Estão a morrer muitas pessoas e a maior parte delas estão feridas.

 Aqui nas trincheiras nós fazemos buracos e usamos sacos de areia para nos protegermos dos tiros dos adversários.

 Usamos um fato com uma máscara. Os soldados cumprem turnos, levamos mochilas muito pesadas, com algumas coisas, como por exemplo um baralho de cartas ou tabaco. As cartas servem para jogarmos quando estivermos no turno de descanso. 

 Comigo está tudo a correr bem. Ainda não fui ferido e espero que não o seja…

Tenho muitas saudades vossas e espero em breve vos poder abraçar a todos.


                                                                                                                           Até breve,

                                                                                                                        Tiago Guimarães


segunda-feira, 18 de abril de 2022

Apontamentos da História: Carta à Família

 Olá Família,

Estou na guerra há já algum tempo e esta difícil viver aqui. 

Tenho pouca comida e os meus equipamentos, cheios de buracos, não funcionam, por isso, tenho medo de que lancem algum gás e eu morra.

Não sei como ainda estou vivo ou ainda não. Enlouqueci. Dos soldados que vieram comigo já se suicidaram ou morreram mais de metade. 

Esta luta já dura há 3 anos e nenhum de nós quer estar nesta guerra. 

Além do cheiro dos cadáveres que traz uma má sensação, alguns dos corpos que aqui estão são de amigos. 

Por falar em amigos, eu já fiz alguns aqui, como o Manuel, que sempre fala da sua vida e do que vai fazer quando sair daqui.

Espero sair rápido deste local e desculpem pela carta curta, pois não tenho tempo de escrever neste lugar horrível. 


                                                                                        Um até já… com muitas saudades

                                                                                                Diogo Almeida


sábado, 16 de abril de 2022

Apontamentos da História

Olá, Família,

São 8h da manhã e estou a começar o meu turno do dia. 

Já esteve sol… já choveu… já vi um arco-íris... Já houve de tudo desde que a guerra começou.

Não posso sair da trincheira, por causa dos inimigos que estão sempre a atacar. 

Já houve muitas pessoas que tentaram fugir. Quem não conseguiu foi apanhado e quem conseguiu não pôde voltar para casa ou andar pelas ruas, se não ia ser descoberto e preso por ter desertado.

Quando chove nas trincheiras, no máximo, a água chega até á altura dos joelhos. 

Já não janto em condições há uma semana, que foi quando me chamaram para a guerra. 

Espero que a guerra acabe o mais rápido possível…

                                                                                                  Tenho tantas saudades vossas!

                                                                                                        Leonor Ribeiro (6º G) 


sexta-feira, 15 de abril de 2022

Dia Mundial da Arte


O Dia Mundial das Artes celebra-se a 15 de abril em todo o mundo. Trata-se de uma comemoração recente, aprovada em 2012 pela IAA (International Art Association). O objetivo desta comemoração é promover a atividade artística em todo o mundo. Este dia foi escolhido por ser a data de nascimento de Leonardo da Vinci, um dos maiores génios artísticos de todos os tempos. Fonte

domingo, 3 de abril de 2022

No Dia Mundial do Rato...

 

                  

Sugestão de Leitura


Uma história que devolve o poder da imaginação às crianças e lhes mostra o valor dos livros e da amizade. Quando a Internet se desliga, quantos mundos podemos descobrir? A Bia adorava os seus gadgets - adorava-os com paixão. Só queria telemóveis e tablets.

Mas parar? Isso é que não. Até que um dia… Oh, não! O Wi-fi deixou de funcionar! E agora, como é que a Bia vai ocupar os seus tempos livres? Mas, com a ajuda de um novo amigo e de um gatinho curioso, a Bia vai descobrir a magia dos livros e a melhor app de... 

Fonte

sábado, 2 de abril de 2022

Dia Internacional do livro Infantil: Desafio


Passatempo para os mais novos

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JOSÉ SARAMAGO 

José Saramago, que nasceu há 100 anos, escreveu um livro intitulado "A Jangada de Pedra".
Esse livro contava que, na sequência de um tremor de terra, que nenhum sismógrafo registou, abriu-se uma fenda enorme ao longo da fronteira entre Espanha e França. Aos poucos, a Península Ibérica separou-se do continente europeu e partiu à deriva no Atlântico, como uma gigantesca jangada de pedra. Portugueses e espanhóis viram então o seu quotidiano abalado por essa nova realidade.

Imagina que, tal como as personagens de Saramago, te separas de repente do resto do mundo e partes à deriva no mar, em cima de um livro que permite todos os sonhos. Que viagem seria essa? Que destino quererias para “a tua jangada”?
Envia um email para dsl@dglab.gov.pt até ao fim de abril e conta-nos a tua viagem imaginária. Aos melhores textos serão oferecidos livros. Fonte