terça-feira, 31 de maio de 2022
segunda-feira, 30 de maio de 2022
domingo, 29 de maio de 2022
sábado, 28 de maio de 2022
Dia Internacional do Brincar
O Dia Internacional do Brincar celebra-se a 28 de maio.
O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído.
Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como diversão, educação, aumento da concentração, criatidade e convivência.
Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até um ato interdido pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra.
sexta-feira, 27 de maio de 2022
Sugestão de Leitura
quinta-feira, 26 de maio de 2022
quarta-feira, 25 de maio de 2022
Dia da África
O Dia da África comemora-se anualmente a 25 de maio.
O dia 25 de maio é considerado o Dia de África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano.
Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África.
A África apresenta 30.230.000 km² de extensão territorial, distribuídos em 54 países, sendo a Nigéria o mais populoso.
O maior país de África é a Argélia, enquanto o menor é Seychelles. O ponto mais alto da África é o Kilimanjaro (5895 m). O Lago Assal em Djibouti é o mais baixo (155 m abaixo do nível do mar).
É o segundo continente com mais população do mundo e o continente ao qual pertence a grande parte da população desnutrida, e onde se apresentam os maiores problemas sociais da atualidade.
A África é dona de grande diversidade de culturas e das mais belas paisagens naturais.
terça-feira, 24 de maio de 2022
Dia Europeu dos Parques naturais
O Dia Europeu dos Parques Naturais celebra-se todos os anos a 24 de maio.
Um parque natural é uma área protegida por lei com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, de interesse nacional. O objetivo do parque natural é conservar a fauna e a flora existentes para as gerações vindouras.
O Dia Europeu dos Parques foi lançado pela Federação EUROPARC em 1999. É comemorado a 24 de maio porque foi nessa data, em 1909, que se criaram os primeiros parques naturais na Europa (nove parques nacionais na Suécia). Fonte
segunda-feira, 23 de maio de 2022
domingo, 22 de maio de 2022
Dia do Autor Português
Foi com o propósito de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade que se criou esta data em 1982. Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.
Dia Internacional da Biodiversidade
O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio e visa alertar a população para a necessidade e a importância da preservação da diversidade biológica. Esta comemoração foi proclamada pelas Nações Unidas a 22 de maio, data que adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, em 1992.
O tema desde ano incide sobre Construir um futuro partilhado para toda a vida.
A biodiversidade continua a ser a resposta a vários desafios de desenvolvimento sustentável. De soluções baseadas na natureza ao clima, questões de saúde, segurança alimentar e hídrica e meios de subsistência sustentáveis. Fonte
sexta-feira, 20 de maio de 2022
Dia Europeu do Mar: Por um mar sem plásticos
quinta-feira, 19 de maio de 2022
quarta-feira, 18 de maio de 2022
Dia Internacional dos Museus
O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio.
A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).
O tema da celebração deste ano é " O Poder dos Museus". Sugerimos uma visita virtual ao Museu de Belas-Artes, premindo a imagem.
terça-feira, 17 de maio de 2022
Dia Mundial da Internet
Esta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.
Frequentemente a Internet origina diferentes tipos de discussões públicas, que resultam do facto de muitos dos conteúdos que estão disponíveis na Internet não serem verdadeiros ou de não se encontrar devidamente atribuída a autoria de um determinado conteúdo, como por exemplo, a utilização de imagens e de textos. Fonte
Observa a imagem e reflete sobre o teu lugar na Internet:
Vê o vídeo que se segue e reflete, também, sobre a desinformação na Internet.
segunda-feira, 16 de maio de 2022
Vencedores do Concurso "Uma Aventura 2022"
A edição deste ano, em que se assinalam os 40 anos da coleção Uma Aventura, voltou a ser um verdadeiro sucesso: 12. 798 trabalhos recebidos!
Os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Valadares estão de Parabéns pelos prémios recebidos.
1.º Prémio ex-aequo – Crítica 3.º e 4.º Anos
Turma 4JUN1
Prof.ª Alda Silva
Escola Básica da Junqueira
1.º Prémio ex-aequo – Desenho 2.º Ciclo
Mafalda Moreira
Gonçalo Carlos
Dafni Costa
Prof. Raúl Ferreira
Escola Básica de Valadares
Menção Honrosa- Desenho 2.º Ciclo
Rafael Costa
Professor: Raúl Ferreira
Escola Básica de Valadares
Prémios Especiais do Júri
Turma 4JUN1
Professora: Alda Silva
Escola Básica da Junqueira
Vitória Pinho
Professor: Raúl Ferreira
Escola Básica de Valadares
Menção Honrosa
Turma 4CAD
Escola Básica de Cadavão
domingo, 15 de maio de 2022
Dia Internacional da Família
Premindo em cima dos elementos da imagem vais encontrar vários histórias, músicas e sugestões para este dia.
sábado, 14 de maio de 2022
sexta-feira, 13 de maio de 2022
terça-feira, 10 de maio de 2022
segunda-feira, 9 de maio de 2022
domingo, 8 de maio de 2022
sábado, 7 de maio de 2022
sexta-feira, 6 de maio de 2022
7 Dias com os Media: Uma pergunta por dia!
Será que podemos confiar em todas as notícias que circulam nas Redes Sociais? Presta atenção à informação abaixo, que circulou nas Redes Sociais e responde à nossa questão aqui.
quinta-feira, 5 de maio de 2022
Brincar à Pollock
No âmbito do projeto Building a Future, partilhamos o trabalho desenvolvido com os grupos do Jardim de Infância da Escola Básica de Cadavão, pela Educadora Maria João Crespo.
7 Dias com os Media: Uma pergunta por dia
Para responderes à pergunta de hoje, Quais os Media mais utlizados por ti? prime aqui e acompanha o resultado da votação.
quarta-feira, 4 de maio de 2022
7 Dias com os Media: Uma pergunta por dia!
A pergunta de hoje é: Como seria a tua vida sem Redes Sociais? Deixa a tua resposta nos comentários.
O que são os media?
Segundo o dicionário Priberam, os Media são:
1. Todo o suporte de difusão de informação (rádio, televisão, imprensa, publicação na Internet, videograma, satélite de telecomunicação, etc.) que constitui ao mesmo tempo um meio de expressão e um intermediário na transmissão de uma mensagem.
2. Conjunto dos meios de comunicação social.
"media", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021 https://dicionario.priberam.org/media [consultado em 04-05-2022].
Para saber mais prime aqui.
terça-feira, 3 de maio de 2022
7 Dias com os Media: Uma pergunta por dia!
O que são os Media?
No dia em que assinalamos o início da semana "7 Dias com os Media" responde ao nosso desafio. Pesquisa aqui e dá a resposta nos comentários.
segunda-feira, 2 de maio de 2022
Apontamentos da História: Carta da 1.ª Guerra Mundial
Minha querida mãe, a cada dia, esta guerra fica pior e mais soldados morrem. A minha sorte é que o meu turno é só de noite, senão, não estaria aqui a te escrever agora.
Eu e os meus companheiros vivemos em péssimas condições: vivemos em buracos, em baixo do solo, chamados de trincheiras. Nos tais buracos, não conseguimos escapar da chuva, do sol, do calor e do frio. também somos expostos a diversas doenças, transmitidas especialmente por cadáveres que guardamos dentro das trincheiras, empilhamo-los bem em cima de nossa única fonte de água, que usamos para nos lavar e para beber. Esses cadáveres atraem animais como ratos e piolhos.
Alguns dos meus colegas já tiveram de ter pernas e, ou pés amputados, pois quando chove, as trincheiras ficam bastante alagadas e, como ficam assim por vários dias os nossos pés e as pernas começam a apodrecer, e como resultado têm de ser retirados a sangue frio. Eu, por sorte, não tive de amputar nada, por enquanto…
Além das doenças transmitidas por cadáveres, a vida nas trincheiras é horrível; antes de vir para cá, preparamos uma mochila de 20Kg com diversas coisas, como biscoitos, café, açúcar, utensílios de cozinha, telefone, água, armas e entre muitas outras coisas, também levamos nosso equipamento, que infelizmente, não é de boa qualidade. As nossas máscaras contra os gases tóxicos estão cheias de furos; acabam por não proteger nada assim como as nossas botas. Além de tudo, muitos dos meus companheiros acabam por enlouquecer e como esperado fazem coisas loucas. Alguns chegam a se suicidar porque, não aguentavam mais ficar naquele estado, já outros, para ir embora, fingem que se magoaram, ou então cortam-se de propósito, alguns conseguiram escapar e ir para casa, mas outros não tiveram a mesma sorte e, foram descobertos e mortos.
Quando vamos à batalha, não vamos diretamente ao território inimigo, senão, morreríamos, eu e todos, baleados! Para preparar o ataque, cavamos buracos que vão desde as nossas trincheiras até às trincheiras inimigas, passando assim pela terra de ninguém, até chegar ao território dos alemães. Às vezes, esse trabalho é feito diretamente e, infelizmente, vários soldados morrem; inclusive, por essa causa, perdi um grande amigo meu, o Ricardo, morreu baleado por um alemão, que, depois, eu mesma o matei. Ouvi o meu amigo, estendido nos meus braços a dizer as suas últimas palavras. Eram lágrimas e caos por todo lado, mas, pelo menos está com Deus agora.
Minha querida mãe, sei que ao ler esta carta, os seus olhos encher-se-ão de lágrimas, mas mãe, por favor, não chore, pois não estou a lutar só porque sou obrigada, estou a lutar por ti, pelo pai e pela família, pelos meus amigos, por aqueles que já não estão mais cá e, além de tudo, por Portugal inteiro. Então, se eu morrer, não morrerei em vão, morrerei por todos!
Abraços e beijos a todos,
Clara