quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Dia Mundial da Preservação Digital


De acordo com a UNESCO, a Preservação Digital consiste em todos os processos que têm como objetivo garantir o acesso continuado a materiais digitais. Tendo em conta que o contexto que vivemos, marcado pela elevada produção e consumo de informação e conteúdos digitais, é fácil compreender como esta área é especialmente relevante, ao cumprir o objetivo de assegurar a continuidade do património digital existente. 

Pensando em concreto no mundo online, a volatilidade da informação digital fica clara no seguinte dado estatístico: diariamente, são publicadas milhões de páginas na Web, sendo que 80% desta informação vai desaparecer no prazo de um ano, tornando-se inacessível. Os trabalhos na área de preservação digital permitem tornar esta informação acessível para consulta e análise. 

De forma a consciencializar as populações para a importância desta atividade, a Digital Preservation Coalition instituiu o Dia Mundial da Preservação Digital, que se celebra na primeira quinta-feira de cada mês. Fonte





Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!