sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Dia da Língua Árabe

O Dia da Língua Árabe das Nações Unidas é celebrado anualmente a 18 de dezembro. A data foi estabelecida pela UNESCO em 2010 com dois objetivos: "celebrar o multilinguismo e a diversidade cultural, e promover o uso igualitário das seis línguas oficiais dentro da organização".
Foi escolhido o dia 18 para a celebração uma vez que a Assembleia Geral aprovou o Árabe como língua oficial da ONU a 18 de dezembro de 1973. Com mais de 400 milhões de falantes (nativos e não-nativos), o Árabe é uma das línguas mais faladas do mundo. É o idioma oficial de 26 países, no Médio Oriente, Sudoeste Asiático e Norte de África, sendo apenas ultrapassado pelo Inglês e pelo Francês.
Falada em 58 países, esta língua que se lê da direita para a esquerda e que surgiu no século VI só é ultrapassada pelo Inglês em difusão pelo mundo. 
Devido às inúmeras guerras travadas, especialmente na Idade Média, a língua Árabe é uma importante fonte de vocabulário para muitos idiomas europeus (Português, Espanhol, Inglês, Francês) e não europeus. Influência Árabe no português: Antes de mais uma referência a quatro exemplos paradigmáticos e que fazem supor que algumas expressões de caracter religioso perduraram pelo engenho popular: Oxalá (law xá Allah ou incha Allah, se Deus quiser). Olá (wa Allah, Deus, saudação). Olé (wa Allah, Deus, interjeição utilizada como aplauso ou incentivo). Olarilolé (la illaha ila Allah, não há divindade senão Deus, profissão de fé muçulmana).
https://aventar.eu/2011/02/12/influencias-da-lingua-arabe-no-portugues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!