domingo, 28 de fevereiro de 2021

Profissões já extintas: O acendedor de lampiões



Nos inícios do Séc. XIX, antes do aparecimento da eletricidade, surgiu um novo e insólito ofício na Europa, o de  Acendedor de Candeeiros, ou de lampiões, uma profissão importante e muito apreciada pela sociedade..

Eram eles que, com a sua arte e engenho, acendiam um a um os candeeiros das localidades, única luz existente na escuridão. Entravam ao serviço quando o sol se começava a pôr, acompanhados por 1 escada, 1 lata de petróleo e uma vara especial, com 1 esponja, que usavam para os luzeiros.

Ao amanhecer, quando o sol nascia, apagavam os candeeiros, limpavam os vidros e abasteciam-nos. Esta profissão terá chegado às maiores cidades portuguesas, como o Porto, nos meados do Séc. XIX, apesar de em 1879 Thomas Edison ter fabricado as primeiras lâmpadas incandescentes.

Mesmo assim, durante várias décadas, até à primeira metade do Séc. XX, as localidades portuguesas ainda continuariam a utilizar o sistema de iluminação a gás ou a óleo. Como os lampiões precisavam de ser acesos e apagados ao início da manhã, a profissão continuava a ser fundamental..

Enquanto no Porto este ofício surgiu nos meados do Sec. XIX, em Valado dos Frades, por exemplo, o Acendedor de Candeeiros só foi instituído em 1910.

Na 2.ª metade do Séc. XIX, começaram a ser realizadas algumas experiência  de luz elétrica em Portugal, como no aniversário do príncipe D. Carlos, quando se acenderam pela 1.ª vez candeeiros elétricos, na Cidadela de Cascais. A partir daí, começaram a surgir as primeiras empresas de produção e distribuição de energia elétrica, com o aparecimento, em 1891 das Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade.

Pouco depois, em 1903, iria ser construída no Porto a Central Elétrica da Boavista, e em 1908 a do Ouro. Apareceria nessa época  o primeiro fabricante de lâmpadas elétricas em Portugal, curiosamente o pai do enorme Mestre e lendário realizador portuense, Manoel de Oliveira...

Assim, a profissão de Acendedor começou a entrar em extinção, contudo em inúmeras localidades portuguesas manteve-se durante o Séc. XX. Em  Valado dos Frades, por exemplo, só foi extinta em 1943, com a inauguração da luz elétrica na localidade...

Texto Alma At Porto.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!