terça-feira, 23 de março de 2021

Dia Mundial da Meteorologia


A Meteorologia é a ciência que estuda os fenómenos atmosféricos e as suas leis, com especial incidência na previsão do tempo.

O Dia Mundial de Meteorologia celebra-se a 23 de março, para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1950, como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e ambiente.

A data visa ainda alertar a população para a necessidade de preservar os ecossistemas assim como fazer uma utilização racional dos recursos naturais do planeta Terra. O tema que a Organização Mundial da Meteorologia propôs para este ano: "O Oceano, O clima e o Tempo".

O estudo do oceanos é essencial para uma melhor compreensão das alterações climáticas provocadas pelo homem.

O oceano armazena a maior parte do calor que está a ser apanhado pelos gases com efeito de estufa da humanidade e desempenha um papel importante na forma como as alterações climáticas estão a progredir. Absorve também parte do dióxido de carbono emitido pelas atividades humanas, fazendo com que a água do mar se torne mais ácida (ou, mais correctamente, menos alcalina). Isto já está a danificar os recifes de coral e a pesca nos recifes, da qual dependem cerca de um bilião de pessoas.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!