quarta-feira, 3 de março de 2021

Dia Mundial da Vida Selvagem

O Dia Mundial da Vida Selvagem das Nações Unidas é uma celebração global da extraordinária diversidade, de animais e plantas selvagens do nosso planeta. É também uma ocasião para refletir sobre a infinidade de benefícios que estas espécies nos proporcionam, e contribuir para a diminuição das ameaças que enfrentam.

Tendo sido aprovado no dia 3 de março de 1973 o texto da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), quando dos 40 anos da Convenção foi este dia o escolhido para celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem.

O objetivo é salientar a importância das espécies de animais e plantas selvagens como uma relevante componente da biodiversidade e o papel fundamental que esta desempenha para as pessoas, especialmente para as que vivem mais próximas da natureza e dela dependem para a sua subsistência.

As espécies selvagens de animais e plantas são parte integrante da diversidade biológica do mundo, assim como os genes e os ecossistemas. Os ecossistemas onde a vida selvagem pode ser encontrada, como florestas, pântanos, planícies, pradarias, recifes de coral e desertos, representam outro aspeto da diversidade biológica, juntamente com a diversidade genética.

O elevado número de interações entre todos esses componentes ao longo de quase 3,5 biliões de anos é precisamente o que tornou o nosso planeta habitável para todas as espécies, incluindo a nossa, que depende inteiramente da biodiversidade, desde alimentos, energia, material para artesanato e construção, até ao ar que respiramos. Atividades humanas não regulamentadas ou mal dirigidas têm uma ação negativa nos ecossistemas locais e globais, alterando a biodiversidade e colocando em risco a sobrevivência de muitas espécies.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!