O direito à educação gratuita e obrigatória está consagrado no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A educação é a chave para o desenvolvimento sustentável. Quando adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, a comunidade internacional reconheceu que a educação é essencial para o sucesso de todos os 17 objetivos. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, em particular, visa “garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” até 2030.
A educação oferece às crianças uma escada para sair da pobreza e um caminho para um futuro promissor. Mas cerca de 258 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo não têm a oportunidade de ingressar ou concluir a escola. 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler e fazer contas básicas. O seu direito à educação está a ser violado e tal é inaceitável.
Sem educação de qualidade inclusiva, equitativa e oportunidades ao longo da vida para todos, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e quebrar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens e adultos para trás.
Neste dia lembramos o discurso de Malala para a educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!