quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Sugestão de Leitura: Coleção "A Escolha é minha"


Bicicleta à Chuva: Bullying na escola e no bairro

À Sombra da Vida: A dependência, a separação dos pais

Reconstruir os Dias: O processo de luto

Está nas Tuas Mãos: Viver com uma doença crónica

Ser Quem Sou: Identidade, sexualidade e escolhas pessoais

Sem Rede: Como agir em crises ou catástrofes; a importância da solidariedade

Caixa da Gratidão: Voluntariado, lidar com a demência

Famílias em Construção: Mudanças na vida familiar, novas famílias



A reconhecida autora Margarida Fonseca Santos lança o nono título da coleção A ESCOLHA É MINHA, que aborda a adolescência e os desafios do crescimento através de histórias contadas na primeira pessoa, com diferentes narradores e perspetivas. Falámos com a escritora sobre estas histórias de vida, tantas vezes inspiradas em casos reais.

Depois do confinamento imposto pela pandemia, a família da Carolina decide trocar a cidade pelo campo. A jovem tem de se adaptar à nova realidade, e depressa faz amigos na escola. Mas tudo se complica quando um professor se dedica a humilhar os alunos. Confia na Mudança é uma história que aborda temas como o bullying (neste caso de uma perspetiva menos explorada), os distúrbios alimentares, as relações na escola e na comunidade, os laços de amizade e a cooperação.

A história passa-se na Lapa do Lobo, uma aldeia do concelho de Nelas, que acolhe a Fundação Lapa do Lobo, instituição dedicada à promoção da cultura, da educação e da preservação do património, e à qual a autora dedica este livro. Como explica Margarida Fonseca Santos:

«A história situa-se na Lapa do Lobo porque, tendo sido convidada a falar num evento sobre “Encontros da educação e do pensamento”, na Fundação Lapa do Lobo, mergulhei num mundo de esperança. Não foi só o encontro que me deslumbrou, foi a Fundação. Apoios a estudantes, atividades artísticas, que visam não só as crianças como os habitantes da zona, os idosos, e sobretudo a valorização do trabalho de cada um. Conhecer mais de perto o Projeto Educativo Alcateia e as pessoas que ali trabalham mudou-me.

Achei que seria o cenário ideal para falar de uma comunidade capaz de apoiar os alunos e erradicar o desprezo, e na questão da mudança, algo que se iniciou durante a pandemia e que não parece vir a parar: a escolha do interior para uma vida com mais qualidade. No fundo, naquele lugar, tudo isto poderia ter acontecido, com a ajuda de todos, e a cumplicidade a ligar alunos, escola e fundação.» Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!