domingo, 18 de fevereiro de 2024

Dia Internacional do Síndrome de Asperger

         

18 de fevereiro é o dia Internacional da Síndrome de Asperger, uma perturbação neuro-comportamental que tem algumas semelhanças com o autismo. 

Esta data foi escolhida por ser o dia de nascimento do psiquiatra austríaco Hans Asperger (1906-1980), o primeiro médico a descrever este transtorno.

A partir da década de 1980, os trabalhos do Dr. Asperger foram ganhando cada vez mais importância. Com isso, os pais que tinham filhos com a Síndrome de Asperger resolveram criar uma data para conscientizar o grande público sobre as peculiaridades deste fenômeno. 

A síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento humano que atinge as habilidades de interação social.

Apesar de apresentar diferentes graus, geralmente os seus portadores têm dificuldades em fazer amigos, entender as sutilezas da comunicação e aceitar novas rotinas.

Estima-se que existem mais de 67 milhões de pessoas com autismo e síndrome de Asperger no mundo. Em Portugal, segundo a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), calcula-se que 40.000 pessoas têm a síndrome.

Fonte


Sugestão de Leitura

                                      

Para o Leo, o mundo é difícil de entender. Mas quando conhece a Mara, um polvo fêmea, o Leo começa a pensar que, afinal, é capaz de não estar assim tão sozinho.

Esta é uma história sonhadora e delicada acerca de um menino com Síndrome de Asperger, considerada uma Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), que nos mostra a ligação especial que ele constrói com uma das criaturas mais incríveis do planeta.

A experiência da autora, Isabelle Marinov, mãe de uma criança autista, e a revisão científica de Tony Attwood, psicólogo clínico especializado na Síndrome de Asperger, tornam este livro uma valiosa ferramenta para pais e educadores que lidam diariamente com o Autismo. Fonte

1 comentário:

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!