sábado, 30 de janeiro de 2021

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Fomentando a comunicação entre todos, impedindo situações de bullying e incrementando a amizade.

Partilhamos um poema que João Manuel Ribeiro criou para assinalar esta data.



               

Sugestão de leitura 30


 

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Sugestão de leitura 29


 

Dia Mundial do puzzle

O Dia Mundial do Puzzle encaixa-se no calendário anual a 29 de janeiro.

O dia foi criado em 1995 nos Estados Unidos da América pelas empresas de jogos com o objetivo de promover este tipo de jogo no país. Entretanto, a data espalhou-se pelo mundo. Hoje partilhamos 2 puzzles digitais com diferentes níveis de dificuldade. Divirtam-se!


quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Sugestão de Leitura 28


 

Visita Virtual: Museu do Vaticano

A construção do Vaticano começou em 1447 com o Papa Niccolò V, que encomendou ao arquiteto Bernardo Rossellino o projeto da nova Basílica de São Pedro e ao pintor Fra Angelico a decoração da capela de Nicolina. Em 1471, Sisto IV ordenou a construção de uma nova capela, a Capela Sistina, com decorações pintadas por artistas como Sandro Botticelli e Pietro Perugino, que mais tarde, em 1508, Michelangelo Buonarroti repintou por ordem de Giulio II.

Os Museus do Vaticano nasceram com as obras privadas de Julius II, que quando foi eleito Papa em 1503, transferiu sua coleção para o Pátio Ottagono. Entre as obras estão o Apollo del Belvedere, a Venus feliz, o Nilo, o rio Tevere, a Arianna Adormecida e o grupo Laocoonte e seus filhos. Novos edifícios foram então construídos ligados através de galerias àqueles existentes. Giulio II encomendou a decoração das salas de Raffaello e a rampa de helicóptero projetada por Donato Bramante como acesso aos andares superiores do jardim do Belvedere.

Curiosidades sobre os Museus do Vaticano

Você sabia que os Museus do Vaticano abriram suas portas no século XIX e são visitados por mais de 6 milhões de pessoas todos os anos? No momento, os Museus do Vaticano têm 4 rotas diferentes para visitar as várias galerias que ajudam na triagem do grande número de visitantes e todos terminam na Capela Sistina.

Você sabia que Michelangelo Buonarroti, um dos artistas renascentistas mais famosos do mundo, passou quase dez anos de sua vida realizando as pinturas que cobrem o cofre e as paredes do altar da Capela Sistina? A Capela Sistina está localizada dentro dos Museus do Vaticano e é uma visita obrigatória se você for para Roma e a Cidade do Vaticano, uma experiência inesquecível que você não pode perder.

Para fazer uma visita basta premir a imagem.


 

Dia Internacional da privacidade de dados

O Dia Internacional da Privacidade de Dados observa-se a 28 de janeiro.

A data foi instituída em 2006 no Conselho da Europa tendo em vista aumentar a consciência das pessoas relativamente à importância da privacidade e promover a proteção dos dados pessoais. Foi escolhido o dia 28 para a celebração desta data já que foi a 28 de janeiro de 1981 que se estabeleceu a Convenção 108 do Conselho da Europa, a convenção “para a proteção das pessoas relativamente ao tratamento automatizado de dados de carácter pessoal”.


Adivinhas?

 


Solução da Adivinha do dia 25: A Rua

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Sugestão de Leitura 26


 

Concurso de Poesia Interescolar de Gaia

Divulgamos o Concurso  de Poesia Interescolas de Gaia, que se encontra a decorrer e cujo regulamento pode ser consultado aqui.




Maratona de Cartas

Convidamos (Biblioteca, EMRC e TIC), todos aqueles que se quiserem juntar a nós, a participar na Maratona de Cartas Online proposta pela Amnistia Internacional em prol dos Direitos Humanos.  Para conhecer os casos defendidos e para que possam participar  e incentivar à participação de mais pessoas, partilhamos o link de acesso: 

https://www.amnistia.pt/maratona/

O código do nosso agrupamento (PVKK).

Juntos acreditamos fazer a diferença!

 

Partilhamos, também, imagens das sessões de sensibilização realizadas com as turmas da Escola Básica de Valadares.



    

domingo, 24 de janeiro de 2021

António Manuel Couto Viana

Nasceu a 24 de janeiro de 1923, faria 98 anos. Foi encenador, tradutor, poeta, dramaturgo e ensaísta. 

Partilhamos um excerto de uma entrevista que pode ser lida em http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/vo_dossier_couto_viana_c.pdf

"E como era a sua relação com os livros quando era mais novo; lia muito?

Muito, muito! Até às escondidas. Não é que os livros fossem proibidos, mas passei um tempo doente – até escrevi um livro de poesia nessa altura, chamado O Menino Doente –, o médico queria que tivesse descanso total e proibia-me a leitura. Eu vivia numa aldeia, na quinta dos meus tios, eles tinham uma biblioteca e eu às escondidas ia lá buscar livros, lia-os à noite, à luz muito baixa do petróleo (ainda não havia electricidade nessa aldeia) e foi aí que eu descobri, por exemplo, As Farpas do Ramalho Ortigão. Procurava ler tudo o que o meu tio tinha na biblioteca; saía de casa sempre com um livro debaixo do braço, na espera do autocarro ou do eléctrico ficava a ler e durante a viagem, lia. Fui sempre um bom leitor. "


Partilhamos, também, o poema " A maçã" do livro "Versos de Cacaracá"


Sugestão de Leitura 24

 


sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Dia do compositor

O Dia Mundial do Compositor celebra-se a 15 de janeiro.

Este dia surgiu com o intuito de honrar os compositores existentes no mundo, que contribuem com a sua arte para o fluir das emoções humanas, ao eternizar pequenos momentos e sensações da vida em música, um alimento para a alma.

O compositor é o profissional que escreve músicas. Aquele que interpreta as suas canções é conhecido como compositor ou cantautor.

Armando José Fernandes



Compositor português, nasceu a 26 de julho de 1906, em Lisboa, e morreu, na mesma cidade, a 3 de maio de 1983. Embora tenha chegado a estudar Engenharia, acabou por se dedicar completamente à música.

Pianista e autor essencialmente de música de câmara, é considerado um compositor de apurado e excecional talento, tendo deixado, contudo, uma obra pouca vasta, da qual se destacam a Fantasia sobre Temas Populares, para piano e orquestra (1938-1945); o bailado, baseado numa lenda popular, O Homem do Cravo na Boca (1941); a Sonata para Violoncelo, com dedicatória a Madalena de Sá e Costa (1943), as três Sonatas para Violoncelo, Violeta e Violino, com acompanhamento de piano (1944-1946); o Concerto para Violino (1948); a Suite para Cordas (1950); o Concerto para Piano e Orquestra de Cordas (1951); o Quinteto para Piano e Cordas (1953); o poema sinfónico O Terramoto de Lisboa (1961); a Suite Concertante, para cravo e orquestra de câmara, (1967); e a Sonata a Três para Violino, Violoncelo e Piano, uma encomenda da Secretaria de Estado da Cultura (1980).

Entre outras distinções, Armando José Fernandes recebeu os Prémios de Composição Moreira de Sá (1944) e Círculo de Cultura Musical (1946).


Sugestão de leitura 15


 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Sugestão de Leitura 11


 

Dia Internacional do OBRIGADO

O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram, só por existirem. Neste dia, o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.

Apesar de não ser um dia mediático (de ser desconhecido por muita gente), o Dia Internacional do Obrigado foi criado através das redes sociais na Internet e foi se enraizando aos poucos no seio da comunidade, tendo um fim nobre e sempre necessário.

Mesmo que parecendo insignificante, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere. Neste dia diga obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um hábito a manter pelo ano inteiro.

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-obrigado/


segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Dia Mundial do Braille

 A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade.

Louis Braille, ainda muito novo, perdeu a visão, como consequência de uma brincadeira na oficina do seu pai. Aos sete anos foi enviado para o Instituto de Hauy, uma escola destinada à educação dos cegos e à sua preparação profissional, onde, uns anos mais tarde, acabaria por lecionar. Instigado por um seu conhecido, começou a desenvolver um método que permitisse não só a leitura mas também a escrita aos cegos.

Aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas. O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita. 

A sua invenção revolucionou a educação dos cegos, na medida em que lhes facultou o acesso à escrita e à leitura.


http://www.deficienciavisual.pt/txt-aprendendo_ler_escrever_braille-Nicolaiewsky.htm

Sugestão de Leitura 4

 


sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Sugestão de Leitura no Dia Mundial da Paz

 

Este livro está disponível em  

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000366734.locale=en

Dia do Domínio Públlico

O Dia do Domínio Público tem lugar a 1 de janeiro. É no primeiro dia do ano que as obras de autores que morreram há 50 ou 70 anos (depende do país) perdem os seus direitos de autor e entram em domínio público para serem distribuídas e partilhadas gratuitamente pelo público mundial sem infringir qualquer lei.

Em Portugal estes direitos caducam 70 anos após a morte do autor (incluindo os direitos das obras póstumas). No caso de obra coletiva, os direitos de autor terminam 70 anos após a primeira publicação ou divulgação lícita.

Assim, livros, filmes, músicas, fotografias, pinturas ou outros produtos  deixam de necessitar de autorização para partilha, saindo da posse dos herdeiros do autor, das editoras ou de outros detentores do conteúdo. Estas obras passam a ser livres, para consumo do público em geral, fazendo parte do património cultural da sociedade.

Portugueses que caíram no domínio público em 2019

Vianna de Motta


José Vianna da Motta (1868-1948) notabilizou-se sobretudo como pianista, estudando, dentre outros, com Franz Liszt e Hans von Büllow, tornando-se amigo de personalidades como Ferruccio Busoni. Foi um dos mais aclamados músicos do seu tempo e era considerado um brilhante intérprete de Bach e Beethoven, de quem apresentou pela primeira vez, em Portugal, a integral das sonatas para piano. Fundou a Sociedade de Concertos e reformou o Conservatório Nacional. Algumas das suas obras usam temas folclóricos tradicionais, o que o torna num dos primeiros dinamizadores do nacionalismo musical português.(https://sites.google.com/site/patrimoniomusical/motta--vianna-da)


José Cottinelli Telmo

Arquitecto e cineasta. Nasceu em Lisboa,  em 13 de Novembro de 1897 e morreu em Cascais em 18 de Setembro de 1948.

Estudou Arquitectura na Escola de Belas Artes de Lisboa, curso que completou em 1920. No decorrer do curso colaborou com a Lusitânia-Film na produção dos filmes Malmequer e Mal de Espanha de Leitão de Barros, realizados em 1918.

Tendo construído em 1932, com A.P. Richard, o estúdio da Tobis, no bairro do Lumiar, em Lisboa, aí realizou, no ano seguinte “A Canção de Lisboa”.

A Canção de Lisboa, que teve a participação de Vasco Santana, António Silva, Beatriz Costa e de Manuel de Oliveira, o conhecido realizador, foi o primeiro filme sonoro inteiramente produzido em Portugal, e tornou-se um verdadeiro modelo do humor cinematográfico português.


Mas são as suas obras arquitectónicas que o tornam verdadeiramente conhecido. No início da carreira, em 1922, realiza o Pavilhão de Honra da Exposição do Rio de Janeiro e mais tarde, em 1929, o Pavilhão português da Exposição de Sevilha. Mais tarde projectará a fábrica da Standard Eléctrica, na Junqueira, em Lisboa e mais tarde a cidade universitária de Coimbra.
Em 1940 é Arquitecto-chefe da Exposição do Mundo Português, sendo dele o plano da Praça do Império e da sua Fonte Monumental e o Monumento dos Descobrimentos, assim como a Porta da Fundação.


Morreu devido a um acidente de pesca
Fonte: Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, vol. 17.º


Português que caiu no domínio público em 2020

António Aleixo


António Fernandes Aleixo (Vila Real de Santo António, 18 de Fevereiro de 1899 — Loulé, 16 de Novembro de 1949) foi um dos poetas populares algarvios de maior relevo, famoso pela sua ironia e pela crítica social sempre presente em seus versos. Também é recordado por ter sido simples, humilde e semi-analfabeto, e ainda assim ter deixado como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.

Sugestão de Leitura 1

Começamos o ano com uma sugestão de leitura diária! Esta é a forma de dar a conhecer aos nossos alunos os novos livros que chegaram à Biblioteca, adquiridos no âmbito do projeto 10 Minutos a Ler.