domingo, 24 de janeiro de 2021

António Manuel Couto Viana

Nasceu a 24 de janeiro de 1923, faria 98 anos. Foi encenador, tradutor, poeta, dramaturgo e ensaísta. 

Partilhamos um excerto de uma entrevista que pode ser lida em http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/documentos/vo_dossier_couto_viana_c.pdf

"E como era a sua relação com os livros quando era mais novo; lia muito?

Muito, muito! Até às escondidas. Não é que os livros fossem proibidos, mas passei um tempo doente – até escrevi um livro de poesia nessa altura, chamado O Menino Doente –, o médico queria que tivesse descanso total e proibia-me a leitura. Eu vivia numa aldeia, na quinta dos meus tios, eles tinham uma biblioteca e eu às escondidas ia lá buscar livros, lia-os à noite, à luz muito baixa do petróleo (ainda não havia electricidade nessa aldeia) e foi aí que eu descobri, por exemplo, As Farpas do Ramalho Ortigão. Procurava ler tudo o que o meu tio tinha na biblioteca; saía de casa sempre com um livro debaixo do braço, na espera do autocarro ou do eléctrico ficava a ler e durante a viagem, lia. Fui sempre um bom leitor. "


Partilhamos, também, o poema " A maçã" do livro "Versos de Cacaracá"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!