segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Dia Mundial do Braille

 A data de 4 de janeiro assinala o nascimento de Loius Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita Braille, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade.

Louis Braille, ainda muito novo, perdeu a visão, como consequência de uma brincadeira na oficina do seu pai. Aos sete anos foi enviado para o Instituto de Hauy, uma escola destinada à educação dos cegos e à sua preparação profissional, onde, uns anos mais tarde, acabaria por lecionar. Instigado por um seu conhecido, começou a desenvolver um método que permitisse não só a leitura mas também a escrita aos cegos.

Aos 20 anos conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que se alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas. O Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo. Estes sinais são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto. A leitura faz-se da esquerda para a direita. 

A sua invenção revolucionou a educação dos cegos, na medida em que lhes facultou o acesso à escrita e à leitura.


http://www.deficienciavisual.pt/txt-aprendendo_ler_escrever_braille-Nicolaiewsky.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!