domingo, 26 de setembro de 2021

Dia Europeu das Línguas


O Ano Europeu das Línguas (AEL) 2001, organizado conjuntamente pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, envolveu com sucesso milhões de pessoas nos 45 países participantes. As atividades desenvolvidas celebraram a diversidade linguística na Europa e promoveram a aprendizagem de línguas.

Na sequência do êxito do AEL-2001, o Conselho da Europa instituiu o Dia Europeu das Línguas, a ser celebrado todos os anos no dia 26 de setembro. Os objetivos gerais do Dia Europeu das Línguas são:
- Alertar o público em geral para a importância da aprendizagem das línguas e diversificar a oferta linguística de modo a incrementar o plurilinguismo e a compreensão intercultural;

- Promover a riqueza da diversidade linguística e cultural da Europa, que deve ser preservada e valorizada;

- Fomentar a aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e fora da Escola, seja para fins académicos ou profissionais, seja para fins de mobilidade ou por prazer e intercâmbio.

AS LÍNGUAS DA EUROPA

Existem presumivelmente cerca de 225 línguas autóctones faladas.  Considerando o número de falantes nativos, as cinco línguas mais faladas na Europa são o russo, o alemão, o inglês, o francês e o italiano. 

A maioria dos países possui ainda um determinado número de línguas regionais ou línguas tradicionalmente faladas por minorias. A Federação Russa, por exemplo, possui, de longe, o mais elevado número de línguas faladas no seu território; o número varia entre as 130 e as 200, dependendo dos critérios utilizados. Algumas línguas regionais e minoritárias obtiveram estatuto oficial, como, por exemplo, o basco, o catalão e o galego, nas regiões da Espanha onde são falados.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!