sexta-feira, 3 de setembro de 2021

O PNL2027 lança a Call Melhores Leitores do Mundo (MLM). Temos conhecimento da existência de boas práticas no âmbito da promoção da leitura em contexto escolar, muitas vezes de natureza competitiva e, por isso mesmo, motivacional, que identificam os maiores leitores com base no número de livros requisitados por mês, período ou ano, para leitura domiciliária, na sala de aula ou na biblioteca escolar, no âmbito da leitura autónoma, dos clubes de leitura (CLE), dos 10 Minutos a Ler, da Educação Literária ou de outros projetos.

Inspirado nestas boas práticas, o PNL2027 convida as escolas a identificarem os alunos que mais livros leram ao longo de cada ano letivo, com o objetivo de premiar os que mais se interessam por livros e que mais leem.

A inscrição de cada escola para participar na fase de apuramento final dos vencedores é feita no formulário MLM  entre 1 e 30 de setembro de 2021.

O prémio é dirigido às escolas do continente e respetivos alunos, de acordo com as categorias: 1.º ciclo do EB; 2.º ciclo do EB; 3.º ciclo do EB e Ensino Secundário (ES).

Serão atribuídos prémios aos melhores alunos leitores que ficarem em 1.º, 2.º e 3.º lugares no conjunto de alunos propostos pelas escolas, em cada uma das categorias. As escolas com alunos vencedores recebem igualmente um prémio.

O prazo para a recolha de dados pelas escolas inicia-se a 1 de outubro e termina a 15 de junho.

As escolas, bibliotecas escolares, departamentos curriculares ou docentes responsáveis pela gestão desta iniciativa são soberanos relativamente aos procedimentos de seleção dos alunos do estabelecimento que mais livros leram entre outubro de 2021 e junho de 2022, em cada categoria.

No sentido de assinalar o lançamento desta iniciativa, o PNL2027 atribuirá às primeiras 20 escolas com boas práticas de reconhecimento dos seus top leitores, já comprovadas, e que se inscrevam em 1.º lugar nos MLM 2021/22, uma verba de 1000€ (não acumulável com os CLE e 10 Minutos a Ler).

O nome do melhor leitor e o número de livros lidos, em cada categoria em que a escola concorre, é comunicado até 30 de junho, preenchendo o formulário MLM.

A sessão de divulgação e entrega dos prémios às escolas e aos melhores leitores do ano 2021/2022 ocorre até 15 de julho.

Participe!


Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!