quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Mês da Literacia e Dia Internacional da Literacia



 

O PNL2027 elege o mês de setembro para celebrar e promover a literacia, juntando-se à APEFA na comemoração  do SMAL – Setembro, Mês da Alfabetização e das Literacias e à UNESCO no Dia Internacional da Literacia.

A literacia remete, tradicionalmente, para um conjunto de capacidades de alfabetização identificadas com a aquisição de competências básicas de leitura, escrita e cálculo, consideradas parte intrínseca do direito universal à educação e à aprendizagem ao longo da vida.

O conceito convencional de literacia evoluiu muito desde então e o seu efeito multiplicador e multidimensional faz com que esta seja entendida, hoje, como um fator determinante para o desenvolvimento sustentável e um meio indispensável de compreensão, interpretação, criação e comunicação para todas as áreas do conhecimento e da vida humana.

As literacias fazem parte do Quadro Estratégico do PNL2027 e dos seus eixos de intervenção, expressos nas inúmeras ações dinamizadas com todos os públicos - crianças, jovens e adultos -, no espírito da Declaração dos Direitos dos Cidadãos Europeus à Literacia, da ELINET (European Literacy Policy Network). Fonte





Dia Internacional da Literacia 2021

Este ano o tema desta comemoração é Literacia para uma recuperação centrada no ser humano: Reduzir a desigualdade digital, num mundo em que o acesso à educação ainda não é igual para todos, verificando-se em determinados países maiores dificuldades de acesso à educação a crianças e raparigas. Fonte

Partilhamos uma sopa de letras sobre o tema.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!