sábado, 9 de outubro de 2021

Dia Mundial dos Correios

 O Dia Mundial dos Correios é celebrado a 9 de outubro.

A data internacional dos correios celebra-se no dia 9 de outubro, devido a ter sido neste dia que, em 1874, aquando da assinatura do Tratado de Berna, as administrações postais uniram esforços e criaram a União Postal Universal, começando a maior rede de distribuição física do mundo. Portugal é um dos 22 países membros fundadores da União Postal Universal (UPU).

Os envios de mensagens remontam aos fenícios e cretenses, com envios aéreos por pombos e andorinhas, mas os pioneiros do correio postal foram os chineses. Em Portugal, a Carta de Correio Mor de 1520 é o mais antigo documento dos correios públicos de que há existência.

Os correios continuam a ter uma importância vital na sociedade, sendo extremamente úteis no envio de informação e mercadoria entre cidades, países e continentes. Eles são um canal de comunicação e de contacto entre pessoas muito importante. São também um elemento fulcral na economia, facilitando as trocas comerciais. A título de exemplo, em Portugal, todos os dias são entregues mais de 4,5 milhões de cartas. Fonte

Carta, postal e  envelope

A carta é um texto escrito constituído por um cabeçalho com o local e a data, por uma saudação inicial, por um texto com os assuntos que pretendemos informar ou tratar, e por uma despedida seguida da assinatura. Por vezes é adicionado no fim da carta um P.S. (Post Scriptum que significa «depois de escrito») onde podemos indicar algo que nos esquecemos de escrever antes da despedida.

No envelope, no canto superior esquerdo devem-se escrever as informações (nome e morada) relativas a quem escreveu a carta – o Remetente – e no canto inferior direito as informações (nome e morada) relativas à pessoa a quem se escreveu – o Destinatário. No canto superior direito é o local onde se deve colocar o selo.

Num postal o espaço para escrevermos é mais reduzido por isso só devemos escrever a informação mais importante. A sua estrutura é idêntica à da carta (cabeçalho, saudação, texto, despedida e assinatura) mas esta informação encontra-se concentrada no lado esquerdo do postal enquanto que no lado direito coloca-se as informações relativas ao destinatário (nome e morada).

Ler mais: https://segundociclo.webnode.pt/products/como-fazer-uma-carta-formal-/

                

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!