terça-feira, 12 de outubro de 2021

Workshop de Mandalas

Ontem, realizou-se na Biblioteca da Escola Básica de Valadares um Workshop de Mandalas dinamizado pela professora Teresa Miranda. Partilhamos o registo.

                                 

O que é uma mandala?

Para começar, temos de ter em conta a etimologia da própria palavra. Mandala vem do sânscrito e significa “círculo ou centro”. Na Índia, de onde as mandalas são originárias, foram encontrados registos ancestrais de criações destas pequenas obras de arte. Estas peças são bastante curiosas porque, na realidade, a mandala não tem qualquer finalidade artística em si mesma. 

Uma mandala é uma estrutura que está organizada em torno de um ponto concêntrico. A partir deste ponto emana tudo o que deve ser representado ou com tudo o que deve estar ligado na sua realização. É sempre trabalhada numa estrutura circular, como se estivesse em anéis, expandindo cada vez mais o seu volume. Embora geralmente pensemos em figuras geométricas, também trabalhamos com formas mais orgânicas e maleáveis.

Para que serve uma mandala?

Uma mandala (que não um mandala) é um símbolo espiritual associado ao hinduísmo e ao budismo. Com a realização deste trabalho pretende-se ligar com a energia universal que é representada de forma circular. Apesar disso, a mandala não é trabalhada apenas fazendo círculos concêntricos. 

Desenhar e colorir mandalas ajuda a focar, pelo que são um excelente exercício para relaxar, acalmar o stress e a mente. Além disso, são ideais para trazer paz e serenidade, aumentar a concentração, atenção e criatividade. Fonte

Se quiseres cria a tua mandala online, prime aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!