terça-feira, 30 de novembro de 2021
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Apontamentos da História
O Terramoto
No dia 1 de Novembro por volta das 9:00 da manhã ia caminhando para a igreja quando, um violento terramoto atingiu Portugal, na zona de Lisboa. Ainda cheguei a ver o teto da igreja a desabar matando muitas pessoas.
O terramoto provocou também, fogos um pouco por toda a parte.
As principais igrejas e edifícios, ficaram completamente destruídos, milhares de pessoas morreram soterradas ou vítimas dos incêndios que se seguiram causados por velas e lareiras.
A primeira preocupação do Marquês de pombal foi mandar socorrer as vítimas do terramoto, enterrar os mortos e castigar os que eram apanhados a roubar. Depois, o Marquês de Pombal preocupou-se em reconstruir a cidade de Lisboa. As obras de reconstrução da cidade de Lisboa foram acompanhadas de perto pelo Marquês de pombal e, por isso, este novo centro da cidade ficou conhecida por Lisboa Pombalina.
Tiago Guimarães, 6.º G
domingo, 28 de novembro de 2021
sábado, 27 de novembro de 2021
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Apontamentos da História
O terramoto de Lisboa: 1755
Era 1 de Novembro de 1755, 9 horas da manhã do dia de todos os santos; as pessoas acordavam cedo e acendiam velas, em homenagem aos mortos e corriam para as igrejas para ver a grande missa. Mas, por volta 9:45 da manhã, os sinos começaram a tocar sozinhos, as pessoas achavam que era um sinal que os santos estavam assistindo à missa, mas logo tudo se esclareceu. Um grande terramoto começou: os prédios caíam, os telhados desabavam e ouvia-se gritos por todo lado.
As coisas pioraram quando as casas se incendiaram, e logo, a cidade toda estava em chamas! Para a nossa salvação o Marquês de Pombal tomou uma atitude e reuniu todos os sobreviventes.
As pessoas reuniram-se perto do mar, onde a situação estava melhor e foi aí que pensaram que um ¨milagre¨ estava a acontecer: o mar estava indo em direção oposta das pessoas, parecia que estava deixando as pessoas passar. Mas logo perceberam que era outro desastre: as ondas estavam indo em direção às pessoas (tsunami), os que não mudaram de lugar rapidamente, morreram na hora. As águas invadiram a cidade que já tinha pegado fogo e desabado, causando ainda mais caos e matando ainda mais gente!
O rei D. José I, ficou tão traumatizado com toda a destruição, que não pôde fazer nada para pará-la e, também, nunca mais pôde dormir debaixo de um telhado, mas, graças à ação do Marquês de Pombal a reconstrução começou. Este ordenou que os guardas reais encontrassem os vivos, para cuidar deles, e enterrassem os mortos, pois era o seu lema. Esta atitude era muito sábia, porque, impedia os vivos de contraírem doenças provocadas pelos mortos. Ordenou que os guardas castigassem as pessoas que eram apanhadas a roubar.
Dias depois da catástrofe, o Marquês conversou com três arquitetos, sobre como iriam reconstruir a cidade de Lisboa. Determinaram então, algumas mudanças para tornar a cidade mais segura: os prédios eram iguais, em altura, conceito e formato, tinham também saídas de emergência em caso de fogo, e eram construídos, várias placas de madeira dentro das paredes e teto ( sistema de gaiola ), que davam o formato aos prédios, dando assim mais flexibilidade aos edifícios em caso de outro acidente. As ruas eram mais largas, para caber mais gente, em caso de emergência; e eram construídas grandes praças públicas/ comerciais.
Com todas as mudanças, Lisboa iria se tornar uma cidade mais segura e bonita, mas uma pergunta rondava a cabeça do Marquês de Pombal: será que a catástrofe foi um castigo de Deus, ou apenas um fenómeno da natureza? O Marquês, para encontrar resposta para a sua pergunta, decidiu fazer uma maquete da cidade e fazer experiências com ela para ver o que acontecia; depois de alguns dias, ele chegou a conclusão que a catástrofe foi apenas um fenómeno da natureza.
Então, logo a descoberta foi para os jornais e foi a primeira vez na história do país que a ciência estava ¨certa¨ e a religião estava ¨errada¨. Depois deste acontecimento o Marquês de Pombal, decidiu mandar os Jesuítas para fora do país, abrindo muitas portas para o ensino, como por exemplo: aulas experimentais.
Clara Rodrigues, 6.ºG
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Apontamentos da História: O Terramoto de 1755
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
terça-feira, 23 de novembro de 2021
Eu Sei Tudo Sobre o Dominó!
segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Dia Nacional do Pijama
domingo, 21 de novembro de 2021
sábado, 20 de novembro de 2021
Dia Universal da Criança
Por vezes é difícil distinguir o Dia da Criança, comemorado a 1 de junho, do dia 20 de novembro, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Universal da Criança, dia em que se celebram dois marcos importantes: a 20 de novembro, de 1959, foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse mesmo dia, mas em 1989, foi adotada, também pela Assembleia Geral da ONU, a Convenção dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou no dia 21 de setembro de 1990.
Embora, não exista uniformização de data para a celebração dos direitos das crianças, contudo, o seu objetivo será sempre o mais nobre: promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam. Fonte
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
quinta-feira, 18 de novembro de 2021
quarta-feira, 17 de novembro de 2021
Dia Nacional do Não Fumador
- 20 minutos após o último cigarro, a frequência cardíaca e tensão arterial descem;
- 12 horas após o último cigarro, os níveis de monóxido de carbono no sangue voltam ao normal;
- Entre duas e doze semanas após o último cigarro, a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta;
- Entre 1 e 9 meses após o último cigarro, a tosse e a falta de ar diminuem;
- 1 ano após o último cigarro, o risco de enfarte do miocárdio (ou ataque cardíaco) é cerca de metade de um fumador;
- Entre 2 a 5 anos após ter deixado de fumar, o risco de acidente vascular cerebral é aproximadamente o mesmo de uma pessoa que nunca fumou;
- No espaço de 5 anos, o risco de cancro da boca, garganta e esófago é reduzido para metade. O risco de cancro da laringe e do colo do útero também diminui;
- Dez anos depois de ter deixado de fumar, o risco de cancro do pulmão é metade daquele que um fumador apresenta. Fonte
terça-feira, 16 de novembro de 2021
Centenário José saramago
Hoje tem início a comemoração oficial do Centenário de José Saramago. Esta é uma iniciativa da Fundação José Saramago em que a Rede de Bibliotecas Escolares é parceira.
No contexto do Quadro Estratégico 2027: Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro, educar para um modo de vida sustentável e humanista, que conjugue conhecimentos, competências, valores e participação, implica pensar e criar experiências de aprendizagem amplas, aprofundadas e integradas na vida de cada um.
O Centenário gera esta oportunidade por três razões derivadas da obra e pensamento do homenageado:
Na escrita de Saramago coexistem uma multiplicidade de géneros - narrativa, poesia, drama, ensaio, poesia, ficção científica, historiografia, crónica, entrevista, conferência … - que suscitam a interpretação de múltiplas disciplinas – Literatura, Política, Jornalismo, Filosofia, História, Ciência… - e adaptações em múltiplas linguagens - cinema, teatro, música, dança, pintura… - e idiomas que unem todos os continentes.
Os protagonistas das suas obras são seres humanos comuns, sem voz no espaço público e na História que, ora levam vidas sem sentido, ora através de decisões e ações espontâneas e livres sabem romper com as circunstâncias e mudar o mundo.
Os temas e contextos que apresenta correspondem a inquietações atuais: indiferença e apatia perante o sofrimento alheio, degradação ambiental, democracia ameaçada pelo poder económico, identidade e diferença, desinformação e censura, sofrimento animal, verdade histórica e inclusão, são exemplos.
A hibridez da abordagem e o retrato amplo e vivo de quem somos - e podemos ser no futuro - que a obra apresenta, bem como o exemplo de vida de Saramago, gera desassossego, questionamento e discussão sobre o papel de cada um e de todos no mundo, impelindo à ação comprometida, que tem em conta o destino de todos os seres humanos e meio ambiente.
A Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos, inspirada no discurso de Saramago na receção do Prémio Nobel da Literatura, norteia a visão do mundo e a ação das bibliotecas escolares que no Centenário são convocadas a participar com atividades que envolvem as crianças e jovens e as comunidades e que ajudam ao aprofundamento da obra e pensamento de José Saramago e à recuperação e transformação. Fonte
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
domingo, 14 de novembro de 2021
Dia Internacional do trava-línguas
Um trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação. Esta é a definição geral de um trava-línguas, mas há muito mais do que isso. Entre muitos “rr” ou “ff”, os trava-línguas têm uma dificuldade acrescida em serem pronunciados de forma rápida.
Sabes a origem deste dia?
Tudo começou com Pierre Poivre, um horticultor francês, que, tinha um jardim nas Maurícias composto por plantas de todas as regiões tropicais. Mas, Pierre Poivre, que, em inglês, é chamado de Peter Piper, ficou conhecido por contrabandear várias especiais, como pimentos, noz-moscada e cravinho, de navios comerciais holandeses.
Num dos seus "roubos", Pierre Poivre conseguiu arrecadar mais de metade de um saco de pimentos. Este roubo, feito sobretudo para o seu jardim de especiarias, ficou conhecido por: “Peter Piper picked a peck of pickled peppers”. E assim nasceu um dos primeiros trava-línguas de sempre e que originou este dia internacional pela dificuldade em dizê-lo! Fonte
Vamos experimentar alguns Trava-Línguas? Prime os balões...
sábado, 13 de novembro de 2021
Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
José Saramago: O Silêncio da Água
quarta-feira, 10 de novembro de 2021
José Saramago: O Conto da Ilha Desconhecida
Dia da Bolota
O Dia Mundial da Bolota celebra-se a 10 de novembro.
Este dia tem como objetivo consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, que é constituída principalmente por carvalhos. A bolota é o fruto do carvalho, assim como do sobreiro e da azinheira, que existem em maior abundância no Alentejo. A parte superior da bolota é a cúpula e a sua semente é um aquénio.
terça-feira, 9 de novembro de 2021
Descobre a capa do livro de Saramago
Este é um dos livros infantis escrito por José Saramago, " O Silêncio....". Constrói o puzzle e descobre o título do livro.
segunda-feira, 8 de novembro de 2021
sábado, 6 de novembro de 2021
sexta-feira, 5 de novembro de 2021
quinta-feira, 4 de novembro de 2021
quarta-feira, 3 de novembro de 2021
terça-feira, 2 de novembro de 2021
José Saramago
Em 16 de novembro de 2021a ssinala-se o início das comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago (16 de novembro de 2022). Assim, durante este mês iremos dedicar algumas das nossas atividades a este escritor.