quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Apontamentos da História: O Terramoto de 1755

O terramoto

                                                                                   https://ensina.rtp.pt/artigo/o-terramoto-de-lisboa-de-1755/

Na cidade de Lisboa, no dia 1 de novembro de 1755, por volta das 9 horas da manhã, aconteceu o terror na capital, e eu assisti a tudo.
Estava no palácio a preparar-me para ir à igreja, até que, de repente, a terra começou a tremer. À medida que o tempo passou, a terra tremeu cada vez mais, até que cheguei à igreja e vi o teto a desabar por cima das pessoas, enquanto o pânico começou a tomar conta das ruas. Pouco tempo depois, vêem-se as casas a cair, chamas por toda a Lisboa, gritos de desespero, pessoas a correr para todos os lados, enquanto eu, o meu pai, a minha mãe e o meu irmão observávamos aquilo. Pensamos em fugir para o porto, e foi o que muitos fizeram, incluindo a minha família! 
Mas, outro grupo de pessoas fugiram para praças e foi o que eu fiz (o que pode me ter salvo). Quando muitas das pessoas chegaram ao porto, viram um mar raso, onde segundos depois, se via uma enorme onda na linha do horizonte, era um maremoto como nunca antes visto e que matou milhares de pessoas. 
Entre as pessoas que fugiram para as praças, estava o rei (D. José I) e o seu secretário de estado (Sebastião de José Carvalho e Mello), pessoa que foi muito importante na reconstrução da cidade de Lisboa, cuidando dos vivos e enterrando os mortos e também criando um sistema anti-sísmico. 
O clero afirmava que era a fúria de Deus, o fim dos tempos! Mas, dias depois a cidade pára de estar em chamas, mas está completamente arruinada
Eu, escrevo isto, anos depois de o ter presenciado e estou na cidade mais moderna do mundo atualmente: Lisboa. 

                                                                                      Diogo Almeida, 6º  G



                                                            https://expresso.pt/sociedade/2019-10-27-A-furia-de-deus---memorias-do-terramoto-de-1755

O terramoto de 1755

Por volta das 9:45 do dia 1 de novembro de 1755, ouviu-se um barulho muito alto vindo lá de fora... Era um terramoto, acompanhado de um maremoto e um grande incêndio em Lisboa que, também, acabou por chegar à costa Algarvia e a Setúbal. 
O terramoto matou cerca de 20.000 pessoas, desabou 15.000 casas de 20.000, 35 igrejas de 40 e todos os 6 hospitais. O Rei não socorreu ninguém, quem socorreu foi o Marquês de Pombal. O Marquês de Pombal cuidou dos vivos e enterrou os mortos para evitar doenças como a peste negra. Estes incêndios duraram seis dias e quem sobreviveu ficou traumatizado.
Esses seis dias passaram-se e iniciou-se a reconstrução de Lisboa. Construiram-se habitações, ruas largas e retilínias, passeios para peões, redes de esgoto e uma praça central. As habitações eram anti-sismos, todas eram da mesma altura e tinham fachadas semelhantes. O rés-de- -chão era composto por lojas, o primeiro andar por escritórios e o segundo e o terceiro por casa. 

 Gabriel Mota, 6ºG 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!