segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Apontamentos da História

O Terramoto

No dia 1 de Novembro por volta das 9:00 da manhã ia caminhando para a igreja quando, um violento terramoto atingiu Portugal, na zona de Lisboa. Ainda cheguei a ver o teto da igreja a desabar matando muitas pessoas. 

O terramoto provocou também, fogos um pouco por toda a parte.

As principais igrejas e edifícios, ficaram completamente destruídos, milhares de pessoas morreram soterradas ou vítimas dos incêndios que se seguiram causados por velas e lareiras.

A primeira preocupação do Marquês de pombal foi mandar socorrer as vítimas do terramoto, enterrar os mortos e castigar os que eram apanhados a roubar. Depois, o Marquês de Pombal preocupou-se em reconstruir a cidade de Lisboa. As obras de reconstrução da cidade de Lisboa foram acompanhadas de perto pelo Marquês de pombal e, por isso, este novo centro da cidade ficou conhecida por Lisboa Pombalina.

 Tiago Guimarães, 6.º G


Terramoto de 1755 em Lisboa

Se eu vivesse em Lisboa em 1755 no dia do terramoto, sentiria medo e ficava apavorado, via pessoas a morrer soterradas, queimadas ou afogadas, porque aconteceu tudo muito rápido.
Com o terramoto houve muitos edifícios que desmoronaram, matando muitas  pessoas e deixando outras presas dentro das suas casas. A maior parte das casas eram iluminadas por velas e aquecidas com lareiras e com o terramoto e a confusão surgiram grandes incêndios. Ao mesmo tempo houve um maremoto que também matou muita gente.
Se eu pudesse, ajudava as pessoas a sair das suas casas para elas não morrerem soterradas, não deixaria as pessoas assaltarem as casas e reconstruia os edifícios destruídos.

João Soares, nº12, 6º G

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!