sábado, 18 de dezembro de 2021

Dia da Língua Árabe

O Dia da Língua Árabe das Nações Unidas é celebrado anualmente a 18 de dezembro.A data foi estabelecida pela UNESCO em 2010 com dois objetivos: "celebrar o multilinguismo e a diversidade cultural, e promover o uso igualitário das seis línguas oficiais dentro da organização"

Foi escolhido o dia 18 para a celebração uma vez que a Assembleia Geral aprovou o Árabe como língua oficial da ONU a 18 de dezembro de 1973.

Com mais de 400 milhões de falantes (nativos e não-nativos), o Árabe é uma das línguas mais faladas do mundo. É o idioma oficial de 26 países, no Médio Oriente, Sudoeste Asiático e Norte de África, sendo apenas ultrapassado pelo Inglês e pelo Francês. Falada em 58 países, esta língua que se lê da direita para a esquerda e que surgiu no século VI só é ultrapassada pelo Inglês em difusão pelo mundo.

Ela teve uma grande influência sobre as pessoas espalhadas por todo o mundo, com a maioria dos países no mundo a usar oficialmente o sistema numérico árabe. Devido às inúmeras guerras travadas, especialmente na Idade Média, a língua Árabe é uma importante fonte de vocabulário para muitos idiomas europeus (Português, Espanhol, Inglês, Francês) e não europeus.

O Árabe é ainda a língua litúrgica do Islamismo, na qual o Corão foi escrito. Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!