terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Apontamentos da História

 


Chamo-me general Massena, fui comandante de muitas batalhas importantes, tendo sido por isso escolhido por Napoleão para comandar a terceira invasão a Portugal no ano de 1810.

Eu e os meus soldados entramos por Almeida, cidade fronteiriça entre Portugal e Espanha. Eram cerca de 65000 soldados comandados por mim.

O destino era Lisboa, mas fomos interceptados pelas forças luso-britânicas, comandadas por Arthur Wellesley, futuro duque de Wellington, que evitou que eu e as minhas tropas chegássemos a Lisboa. Fomos derrotados na Batalha do Buçaco em 27 de Setembro de 1810, mas não desistimos! Reagrupei as minhas tropas e continuamos a marcha.

No caminho para Lisboa, fomos surpreendidos por um sistema de fortificações em Torres Vedras, que tinha sido edificado para o caso de algo não correr como planeado. Os portugueses estariam preparados! 

Como não conseguimos ultrapassar essas fortificações, houve uma rebelião entre os meus oficiais, devido às condições existentes: fome, chuva, frio e doenças. Decidi sair em retirada na noite de 15 de novembro, a coberto do nevoeiro, tendo deixado bonecos de palha no lugar dos soldados, no entanto fomos perseguidos pelas forças aliadas. Houve mais combates e só abandonamos Portugal no dia 5 de abril de 1811.

Rafaela, 6.ºL


Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!