domingo, 27 de fevereiro de 2022

Apontamentos da História

 AUTOBIOGRAFIA DE D. MARIA II

 

Fui rainha de Portugal e dos Algarves em duas ocasiões diferentes: primeiro de 1826 a 1828, quando fui deposta por meu tio D. Miguel, depois, de 1835 até à minha morte, em 1853.

Sou filha de D. Pedro I, Imperador do Brasil, e de D. Maria Leopoldina da Áustria e nasci no dia 4 de abril do ano de 1819, no Palácio Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Em 1826, por procuração, casei com o meu tio D. Miguel de Bragança. Porém, esse casamento foi declarado nulo no dia 1 de novembro de 1834. Neste mesmo ano, casei com Augusto de Beauharnais que morreu repentinamente, após dois meses de casamento. No ano de 1836, casei com o príncipe alemão, Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha e Koháry que passou a Rei Consorte de Portugal, como D. Fernando II, em 1837, após o nascimento do nosso filho varão. Do meu enlace com D. Fernando, nasceram onze filhos, entre os quais d. Pedro e D. Luís, futuros reis de Portugal.

Assumi o governo de Portugal, com 15 anos de idade e tive um reinado conflituoso, marcado pela guerra civil e por revoltas militares, como a dos Marechais, ou populares como a Maria da Fonte e a Patuleia.

Durante toda a minha vida, o meu maior desejo foi escapar à maldita Política! 

A educação dos meus sete filhos foi sempre a minha maior preocupação. Assim, fui cognominada de A Boa Mãe. Também fiquei conhecida como a A Educadora, devido às grandes reformas que tiveram lugar durante o seu reinado no campo do Ensino e da Educação.

Ana F. 6.º F


Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!