quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Apontamentos da História

  


Retrato de Soares dos Reis (1881), por Marques de Oliveira

Eu, António Soares dos Reis, nasci a 14 de outubro de 1847, em Vila Nova de Gaia. Aos trinta e oito anos, casei com Amélia, Aguiar de Macedo e tive dois filhos.

Iniciei a minha formação artística na Academia de Belas-Artes do Porto e apaixonei-me pela escultura.

Entre 1867 e 1870 morei em Paris, onde recebi vários prémios pelos meus trabalhos.

Em Roma, no ano de 1873, comecei a construir “O desterrado”, obra de inspiração clássica, premiada na Exposição Geral de Belas-Artes de Madrid de 1881.

A partir de 1881, já no meu país e residir na minha cidade, comecei a dar aulas de Escultura na Escola de Belas-Artes do Porto.

Posso dizer que fui um grande mestre e escultor portuense, considerado, por muitos, um dos maiores do século XIX.

Por querer muito a renovação do estudo da arte e não ter conseguido, fiquei com uma depressão profunda e matei-me com dois tiros na cabeça, em Vila Nova de Gaia na minha própria casa. 

 


Ricardo, 6ºF


Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!