domingo, 13 de fevereiro de 2022

Apontamentos da História

C:\Users\User\Desktop\200px-Retrato_de_D._Joao_VI_-_Gregorius,_Albertus_Jacob_Frans.jpg

Sou conhecido por D. João VI, O Clemente, mas o meu nome completo é João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís António Domingos Rafael de Bragança. Nasci a 13 de maio de 1767, no Palácio Real de Queluz em Lisboa. 

Fui rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves de 1816 a 1822. Vivi num período tumultuado, o meu reinado nunca conheceu paz duradoura, ora era a situação portuguesa ou a europeia a degenerar, ora era a brasileira. 

Não esperara vir a ser rei, só ascendi à posição de herdeiro da coroa pela morte de meu irmão mais velho, D. José. Assumi a regência quando a minha mãe, a rainha D. Maria I de Portugal, foi declarada mentalmente incapaz. Fui obrigado a fugir de Portugal quando as tropas napoleónicas invadiram o país, no Brasil enfrentei revoltas liberais. Perdi o Brasil quando o meu filho D. Pedro proclamou a independência desse território, e vi o meu outro filho, D. Miguel, revoltar-se contra a minha majestade pessoa.

Provou-se que morri envenenado, a 10 de março de 1826. 

João Lopes, 6.ºG



Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!