terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Apontamentos da História: Manuel Fernandes de Tomás


Olá! O meu nome é Manuel Fernandes Tomás,

 Nasci no dia 31 de Julho de 1771 e fui por muitos considerado a figura mais importante do primeiro período liberal. 

Fui um magistrado e político vintista que se destacou na organização dos primeiros movimentos pró-liberalismo. Era juiz desembargador não Tribunal da Relação do Porto quando fui um dos fundadores do Sinédrio, assumindo o papel central na revolução liberal do porto de 24 de Agosto de 1820. 

Fui a figura principal do liberalismo vintista: fiz parte da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, criada no Porto, que administrou o reino após a revolução liberal, sendo encarregue dos negócios do reino e da fazenda. 

Fui eleito deputado nas Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação portuguesa, pela Beira.

Participei ativamente na elaboração das bases da Constituição de 1822 da Monarquia Portuguesa.

Morri em 19 de novembro de 1822. 

Tiago 6.ºG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!