sexta-feira, 10 de março de 2023

Apontamentos da História: O Terramoto de 1755

Pixabay


Hoje, dia 1 de novembro de 1755, tive o dia mais caótico da minha vida. Estava a dar a missa normalmente quando de repente senti o chão a tremer.
Todas as pessoas estavam preocupadas pois nunca tinha acontecido nada assim. Então eu disse-lhes:
-Acalmem-se e não tenham medo, pois será pior!
Não adiantou de nada porque alguns segundos depois começaram a cair pedaços da estrutura do teto. Então aí foi o caos total. Quando eu achava que nada podia piorar, deparo-me com um tsunami enorme quando estava a sair da igreja.
Imediatamente, pensei em fugir para o ponto mais alto da cidade. Enquanto estava a fugir vi várias pessoas mortas e feridas, mas também pessoas preocupadas e sem saber o que fazer.
Disse-lhes para me seguirem, mas nem todas conseguiram-me ouvir devido à confusão. Durante o caminho também encontrei outros membros do clero e pedi-lhes para me ajudarem a reunir o máximo de pessoas possível. Até chegarmos ao ponto mais alto da cidade acabaram por morrer algumas pessoas, mas grande parte, apesar de estar ferida, conseguiu sobreviver.

Leonor Ferreira, 6.º D

Sem comentários:

Enviar um comentário

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!