segunda-feira, 25 de maio de 2020

Sebastião e Silva - Pedagogo e Matemático


Para assinalar o dia de hoje, o 8.ºD partilha convosco o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Sebastião e Silva

Mandala criada com a aplicação: https://www.staedtler.com/intl/en/mandala-creator/

Aquele que é considerado o maior matemático nascido na Península Ibérica em todos os tempos precisa de ser consagrado, não só em todo o mundo científico, mas principalmente em Portugal.”
Pedro Abellanas, Professor da Universidade de Madrid

Faz hoje 48 anos que faleceu José Sebastião e Silva, professor universitário, notável pedagogo, militante e investigador em matemática, nascido em Mértola, em 12 de dezembro de 1914, e falecido em Lisboa, em 25 de maio de 1972.
Além da importantíssima obra de investigação, Sebastião e Silva preocupou-se profundamente com o ensino da matemática, escrevendo livros que se tornaram bastante conhecidos: Compêndio de Matemática e Compêndio de Geometria Analítica, que primaram pelo rigor matemático, pela linguagem precisa e que constituíram um fator de modernização do ensino da Matemática. Para além duma renovação profunda nos currículos, foram introduzidas novas pedagogias e didáticas, tendo como principal objetivo fomentar o gosto pela investigação, quer no aprofundamento do conhecimento científico, quer no estudo da história do pensamento matemático.”

On this day, 48 years ago, José Sebastian e Silva passed away. He was a university professor, a notable pedagogue, a militant and a researcher in mathematics. He was born in Mértola, on December 12, 1914, and died in Lisbon, on May 25, 1972.
In addition to the very important research work, Sebastião e Silva was deeply concerned with the teaching of mathematics and writing books that became well known such as Compendium of Mathematics and Compendium of Analytical Geometry, which excelled in mathematical rigour and in precise language. These books were crucial to modernizing the teaching of mathematics. There was not only a deep renewal in the curricula, but new pedagogies and didactics were also introduced with the main goal of encouraging the interest in research (both in delving into scientific knowledge and in the study of the history of mathematical thinking).

1 comentário:

Por favor, comenta com ponderação. Obrigada!