Para
assinalar o dia de hoje, o 8.ºD partilha convosco o trabalho
desenvolvido no
âmbito
do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Sebastião
e Silva
Mandala
criada com a aplicação:
https://www.staedtler.com/intl/en/mandala-creator/
“Aquele
que é considerado o maior matemático nascido na Península Ibérica
em todos os tempos precisa de ser consagrado, não só em todo o
mundo científico, mas principalmente em Portugal.”
Pedro
Abellanas, Professor da Universidade de Madrid
Faz
hoje 48 anos que faleceu José Sebastião e Silva, professor
universitário, notável pedagogo, militante e investigador em
matemática, nascido em Mértola, em 12 de dezembro de 1914, e
falecido em Lisboa, em 25 de maio de 1972.
“Além
da importantíssima obra de investigação, Sebastião e Silva
preocupou-se profundamente com o ensino da matemática, escrevendo
livros que se tornaram bastante conhecidos: Compêndio de Matemática
e Compêndio de Geometria Analítica, que primaram pelo rigor
matemático, pela linguagem precisa e que constituíram um fator de
modernização do ensino da Matemática. Para além duma renovação
profunda nos currículos, foram introduzidas novas pedagogias e
didáticas, tendo como principal objetivo fomentar o gosto pela
investigação, quer no aprofundamento do conhecimento científico,
quer no estudo da história do pensamento matemático.”
in
https://www.uc.pt/fctuc/dmat/departamento/bibliomat/servicos/matematicos/SebastiaoSilva-J
(consultado
a 14.05.2020)
Para
saber mais consulta/e o pdf
https://www.isa.ulisboa.pt/files/events/pub/eBook_Jose_Sebastiao_e_Silva.pdf
On
this day, 48 years ago, José Sebastian e Silva passed away. He was a
university professor, a notable pedagogue, a militant and a
researcher in mathematics. He was born in Mértola, on December 12,
1914, and died in Lisbon, on May 25, 1972.
“In
addition to the very important research work, Sebastião e Silva was
deeply concerned with the teaching of mathematics and writing books
that became well known such as Compendium of Mathematics and
Compendium of Analytical Geometry, which excelled in mathematical
rigour and in precise language. These books were crucial to
modernizing the teaching of mathematics. There was not only a deep
renewal in the curricula, but new pedagogies and didactics were also
introduced with the main goal of encouraging the interest in research
(both in delving into scientific knowledge and in the study of the
history of mathematical thinking).”
Um trabalho muito interessante! Parabéns!
ResponderEliminar